27.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Coordenadoras do projeto Mulheres que Transformam debatem com governo fortalecimento do empreendedorismo feminino

Atualizada em 28/02/2025 08:46

O Conselho de Mulheres Empreendedoras (Cemec) e o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Turismo e Empreendedorismo (Sete), debateram na manhã desta quinta-feira, 27, em Rio Branco, o fortalecimento do empreendedorismo feminino. A partilha de desafios e conquistas e uma discussão de ideias foram realizadas durante o encontro, com o objetivo de impulsionar o protagonismo desse público no universo dos negócios. E, com apoio de várias instituições, será lançado o projeto Mulheres que Transformam na sexta-feira, 7, às 11 horas, no Via Verde Shopping.

“O apoio do Estado é fundamental para fortalecer o ambiente propício para que as mulheres se sintam confiantes e apoiadas em suas jornadas empreendedoras”, afirmou Assurbanipal Mesquita, titular da Seict, acrescentando que, ao priorizar a capacitação e as oportunidades de networking, a iniciativa não só fortalece a economia local, mas também “promove uma mudança cultural em relação ao empreendedorismo feminino”.

O titular da Sete, Marcelo Messias, destacou a importância de mobilizar a sociedade civil e o setor público para fomentar políticas que ajudem na criação de negócios e no enfrentamento à violência doméstica. Lembrou que as mulheres lideram as micro e pequenas empresas em todo o estado.

Secretário Marcelo Messias lembrou que vice-governadora Mailza pediu interiorização do projeto para atingir cidades mais isoladas. Foto: Bruno Morais/Sete

“Apoiar mais esse movimento foi um pedido da nossa vice-governadora Mailza [Assis] no sentido de fortalecer a economia solidária e, agora, o projeto Mulheres que Transformam. A criação do fórum vai colaborar para que essa política chegue aos municípios isolados”, afirmou Messias.

A representante do Conselho da Mulher Empreendedora (Cemec), Karenna Lima, lembrou o papel de instituições como o governo do Estado, o Sebrae e a Federação das Indústrias em apoio ao projeto, oferecendo as ferramentas e a estrutura necessária para que as mulheres possam não apenas iniciar seus negócios, mas também prosperar a longo prazo.

“Isso é especialmente importante em um momento em que a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres estão se tornando prioridades em agendas globais e locais. Todos estão de parabéns por essas iniciativas, que colaboram para a criação do Fórum de Mulheres Empreendedoras do Acre”, destacou Karenna.

Projeto Mulheres que Transformam receberá apoio de várias instituições governamentais e não governamentais. Foto: Bruno Morais/Sete

Ainda de acordo a representante do Cemec, o fórum vai permitir que as ações se tornem um marco no fortalecimento da presença feminina no mercado, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável e a equidade de gênero nas atividades empresariais.

Os idealizadores esperam um impacto positivo na economia do estado, gerando mais empregos e oportunidades, o que constitui um passo em direção à valorização do talento e da liderança das mulheres em todos os setores da economia.

 

[Agência de Notícias do  Acre]

Artigos Relacionados

Nota pública sobre a suspensão de visitas no presídio Antônio Amaro Alves

Raimundo Souza

Candidatos ao estágio do MPAC têm até esta terça-feira para doar alimentos e validar inscrição

Jamile Romano

Vigésima edição do International Cup Brazil of Kung Fu Championship acontece dias 23 e 24 de novembro em SP

Marcio Nunes

Problemas na captação de água do Saerb estão próximo do fim, garante Bocalom

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco prorroga até dia 20 de janeiro iluminação natalina da Praça da Revolução

Jamile Romano

Senac Acre oferta 1 mil vagas em cursos gratuitos à distância em todo o estado

Jamile Romano