26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Contas de luz terão bandeira amarela em novembro, informa Aneel

Publicado em 26/10/2024

Nova classificação se deve ao aumento das chuvas e à redução dos custos de geração elétrica

Linhas de transmissão de energia • Max Rossi/Reuters

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária para a partir de 1º de novembro será amarela, refletindo a melhora nas condições de geração de energia no Brasil. A medida se aplica a todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional.

Portanto, os consumidores pagarão a tarifa de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, uma queda significativa em relação aos R$ 7,877 da bandeira vermelha patamar 2 – a mais cara do sistema de bandeiras – que vigorou em outubro.

A tarifa mais elevada se deu por conta da longa estiagem que atingiu o país e fez com que os reservatórios das hidrelétricas ficassem praticamente vazios. Segundo a Aneel, a nova classificação de novembro se deve ao aumento das chuvas e à redução dos custos de geração elétrica.

Mesmo assim, a agência afirma que apesar da melhora, as previsões para os próximos meses indicam que as chuvas e as vazões nos reservatórios ainda estão abaixo da média.

Isso sugere a necessidade de complementar a geração de energia por meio de usinas termelétricas para atender à demanda dos consumidores – o que ainda não é uma redução significativa nos valores das contas de luz.

Entre abril de 2022 e junho de 2024, as contas de luz passaram por uma sequência de bandeiras verdes, sendo interrompida em julho pela bandeira amarela, mas retomada em agosto.

Em setembro, a bandeira vermelha foi acionada no patamar 1.

*Com informações da CNN Brasil

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre alerta população sobre golpes aplicados por estelionatários no estado

Raimundo Souza

Desde 2023, mais de 14 milhões de pessoas saíram da pobreza no Brasil

Redacao

Anvisa proíbe temporariamente uso de fenol em procedimentos estéticos e de saúde

Jamile Romano

Governador Gladson Camelí participa de reunião com representantes da governança de fortalecimento de políticas ambientais no Acre

Raimundo Souza

Barroso segue Weber e vota a favor da descriminalização do aborto

Raimundo Souza

Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2025

Redacao