25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Confronto entre garimpeiros e Polícia Federal termina com cinco mortos

Publicado em 29/09/2024

Vítimas ligadas aos garimpeiros estavam na Terra Indígena Sararé

© PRF/Divulgação

Um confronto na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, que começou na madrugada de sábado (28), terminou com cinco mortos.

Durante uma fiscalização na área tomada pelo garimpo ilegal, seguranças dos garimpeiros trocaram tiros com policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que acompanhavam os agentes do Ibama. No local foram apreendidos um fuzil, uma submetralhadora, duas pistolas, uma espingarda calibre 12, mais carregadores e munição.

As cinco vítimas eram ligadas aos garimpeiros. Nenhum policial ou fiscal ficou ferido. Além dos armamentos apreendidos pela PRF, o Ibama destruiu 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas, cerca de cinco mil litros de combustíveis, motores e equipamentos para 25 acampamentos.

Há cinco dias, uma chacina resultou na morte de quatro pessoas na mesma Terra Indígena de Sararé, também em área ocupada pelo garimpo clandestino. Entre as vítimas, um homem de 33 anos e a esposa, de 20.

Uma das regiões mais atingidas pelo garimpo ilegal, a TI Sararé tem 67 mil hectares, habitada por vários grupos Nambiquaras.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Metanol em bebida: após mortes, ministério faz alerta a hospitais

Redacao

Produtores rurais são recebidos pelo presidente Nacional da Conab

Marcio Nunes

Santa Rosa do Purus recebe última edição do ano do Projeto Cidadão

Kevin Souza

Brasileiro finalista do ‘Nobel da Educação’ fala sobre trajetória: “Reconhecimento de uma vida”

Raimundo Souza

Juros do rotativo passam a ser limitados a 100% da dívida

Jamile Romano

Quatro réus do Núcleo 1 apresentam novos recursos em ação do golpe

Kevin Souza