25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Panorama Político

Como um ex-presidente conseguiu selar seu destino e o de um ministro da Suprema Corte

Nesse processo de perseguição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, contra o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o algoz virou prisioneiro, sua cela é o próprio STF e sua casa é uma jaula de luxo. Ele jamais andará livre novamente, pois sua sentença é eterna. Moraes se trancou no próprio império e encontra-se preso às próprias correntes. Ele pode muito, mas não pode tudo. Ele tem poder, mas não tem mais paz.

Seus passos são seguidos por seguranças e sua vida é uma vigília constante. Ele não pode andar livremente sem ser hostilizado, xingado e massacrado. Seu castelo virou prisão. Sua caneta, um fardo … e sua sentença é perpétua. O ex-presidente Bolsonaro não precisa de um cargo para ter poder. Onde ele pisa, multidões o seguem. Onde ele fala, ecos percorrem o Brasil e o mundo civilizado. Ele não tem um exército invisível, ele tem o povo. Seu poder não pode ser arrancado, porque não vem de uma caneta, mas da alma de milhões. Ele desmoralizou a Corte de forma irreversível.

O tribunal, outrora intocável, agora sangra credibilidade, a cada decisão. Cada canetada que deveria inspirar temor só desperta desprezo. Eles agem como Reis que perderam até a coroa, mas insistem em vestir o manto. Jair Bolsonaro criou o movimento mais temido do Brasil. Não é um partido, não é uma sigla, não é uma ideologia passageira. É um turbilhão imparável que cresce a cada dia, como um incêndio que nenhuma tempestade pode apagar.

Não há força capaz de contê-lo. Não há vitória para Moraes nesse jogo. Não há escapatória. Ele pode usar sua caneta e posar como vencedor. Mas, no fundo, ele sabe. Ele sente o peso do olhar de milhões e milhões de brasileiros no Brasil e outros tantos espaçados por toda parte do mundo. Sua caneta não poderá reverter a realidade, com a qual terá que lidar pelo resto da vida. Bolsonaro já não é apenas um homem, mas um símbolo.

O ex-presidente foi e continua a ser investigado. Moraes e sua turma não encontraram, absolutamente, nada que, ao menos de longe, possa ligar Bolsonaro a algum esquema de corrupção. Ele não roubou, não traficou, não matou, enfim, é um ex-presidente fica limpa. Por isso, inventaram a al trama golpista, que não passa de um delírio do procurador-geral da República do próprio Moares. Na verdade, golpe ocorreu quando soltaram um condenado a mais de 12 anos de prisão e prepararam o terreno para voltar à cena do crime, agora acompanhado de um vice que, no passado, o acusou de vários crimes. É outro, naturalmente, desmoralizado.

Com essa perseguição implacável, Bolsonaro transcendeu sua figura mortal e se tornou um espectro na História. Seu nome ecoará por gerações. Sua força não está em uma caneta, mas na memória coletiva de um povo que nunca se curvará. Lendas não morrem. Não importa o que aconteça. Jair Bolsonaro já venceu. Não há grades que possam segurá-lo, nem censura que possa apagá-lo. É apenas uma questão de tempo até recuperar sua coroa e seu poder. O relógio segue avançando e para seus inimigos, o tempo está se esgotando.

Cavalgada
A tradicional cavalgada que abre, oficialmente, a Expoacre, movimentou Rio Branco, na manhã de sábado. O governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis, ambos do PP, estavam otimistas durante o evento. No cinquentenário da Expoacre, o governador trabalha para promover a maior e melhor de todos os tempos. Uma das metas é movimentar, ao mesmo, R$ 500 milhões, durante o maior evento do Acre.

Figura marcante
Uma das figuras marcantes na cavalgada que abre a Expoacre é, sem dúvida, o pecuarista Edilberto Moraes, o Betão. Ele participou diretamente de praticamente todas as 50 edições da Expoacre, que chega ao cinquentenário. Proprietário Fazenda Piracema, situada na Transacreana, em Rio Branco, Betão transformou o espaço uma área de lazer, sobretudo aos fins de semana, gerando dezenas de empregos diretos e indiretos.

Novo tirafaço
Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fiea), empresário e deputado federal Zé Adriano (PP-AC), teme um novo tarifaço por parte dos Estados Unidos contra produtos brasileiros. A possível taxação, segundo ele, preocupa o setor empresarial e exige maturidade diplomática entre os dois países. Claro que o culpado de tudo isso é o Presidente do Brasil, que vive a falar asneiras e estimula seus assessores a fazerem o mesmo.

Incompetência
Enquanto o prazo se aproxima para que tarifas de até 50% sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos entrem em vigor, o governo brasileiro afirma ter feito ao menos dez reuniões com representantes norte-americanos em busca de uma solução diplomática. A incompetência do desgoverno petista impede as conversas com que pode decidir, ou seja, o próprio Presidente Donald Trump, a quem os petistas declararam guerra.

Escalou Alckmin
Presidente petista fez autocrítica e cegou a conclusão de que não tem mais moral para conversar com o Presidente Donald Trump. Por isso, escalou o vice-presidente, o tucano arrependido Geraldo Alckmin, mas este também não tem acesso às autoridades americanas. Tido continua como antes, nada evoluiu. Assim com o Lula, Alckmin continua sendo ignorado pelo governo norte-americano

Fake news
Apesar de tudo que está acontecendo entre Brasil e Estados Unidos, a imprensa lulista-petista-comunista continua a afirmar que o governo brasileiro vai muito bem no que se refere ao processo diplomático. Na verdade, o governo petista vai muito bem com os países inimigos da democracia como China, Rússia e a maioria dos malucos da América do Sul. Essa é a verdade. Portanto, vamos parar com fake news!

Respeito
O mais grave é que o governo petista não para de atacar o governo norte-americano. Quando não é uma dessas lideranças desequilibradas, que tratam as questões sérias como sempre de forma ideológica, como os deputados e senadores de esquerda, o próprio presidente não para de falar bobagens como ocorreu no último fim de semana, no interior de São Paulo, quando o presidente afirmou: “Quero que o Trump trate o Brasil com o respeito e a delicadeza”. Eles querem respeito, mas não respeitam os outros.

Portas fechadas
Em nada adiante o Presidente e seus amiguinhos agora afirmarem que estão abertos às negociações. Eles falaram muita bobagem e acabaram fechando as portas e os canais de negociações. O governo do Brasil não tina nada de se meter nessa questão envolvendo o Presidente Trump e os ministros do STF, sobretudo Alexandre de Moraes e Luís Barroso, que, não satisfeito em perseguir brasileiros, ousaram a fazer o mesmo com cidadãos norte-americanos.

Que sirva como exemplo
Uma semana após defender, com unhas e dentes os agentes do tal ICMbio, criado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na primeira gestão do PT no governo Federal, foi incomodado, enxotado e multado pela mesma turma. O senador agora sabe que não pode mais pescar m nem passear no rio Iquiri. Petecão não estava a fazer nada demais e tampouco cometeu crime ambiental, mas foi multado pelos boçais. Que sirva como exemplo para ele parar de defender quem não merece.

Abraço dos afogados
As conversas de Sérgio Petecão (PSD) com a vice-governadora Mailza Assis (PP) em nada vão adiantar no sentido de salvar o mandato do senador que está fortemente ameaçado, depois que ele decidiu abandonar seus eleitores e se misturar, de vez, com o governo petista no plano nacional. Não por acaso, ele abocanhou a maioria dos cargos federais no Acre. As lideranças liberais e conservadoras não querem mais acordo com Petecão. Pelo visto, ele pode se afogar de mãos dadas com Jorge Viana.

Café da manhã
Presidente da Federação de Futebol do Acre (Ffac), empresário Adem Araújo, ofereceu nesta segunda-feira, 28, na sede da entidade, café da manhã aos jornalistas esportivos e dirigentes do Santa Cruz e Imperador Galvez, os finalistas do Campeonato Acreano Sub-20. Os treinadores e os capitães das duas equipes também participaram do evento. Adem também, mostrou as obras de revitalização e reforma do Estádio Aquino Lopes, que passara a ser chamado de “Tonicão”!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador vai comandar Federação Progressista composta por PP e UB, maior força política do Brasil

Marcio Nunes

Secretário de Fazenda afirma que empréstimos são para investimentos para aquecer economia

Antonio Muniz

Governo celebra 107º Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul e transforma a festa em patrimônio imaterial do Acre

Marcio Nunes

Acre sedia Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária e destaca importância do equilíbrio fiscal

Marcio Nunes

Nova pesquisa confirma vantagem e crescimento do prefeito Tião Bocalom na luta pela reeleição

Jamile Romano

Socorro Neri entra na disputa pra valer; com ela não tem jogada para galera

Marcio Nunes