27.6 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Comissão de combate ao assédio e violência de gênero é criada na Câmara de Rio Branco

Publicado em 29/01/2025

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Rio Branco anunciou, na última semana, a criação de uma comissão especial para combater o assédio sexual, o assédio moral e a violência de gênero dentro da instituição.

O Ato da Mesa nº 1 foi publicado em 23 de janeiro no Diário Oficial do Estado (DOE). Três mulheres e dois homens, todos servidores da Casa Legislativa, fazem parte da comissão, que deverá ter 90 dias para elaborar e implementar protocolos para o acolhimento de potenciais vítimas.

Os membros designados para a comissão são:

  • Ytamares Macedo de Brito
  • Maria de Jesus de Souza Moraes Lucas
  • Marília Costa de Queiroz Marques
  • Erivelto Freitas da Silva
  • Thiago Lebre da Silva Oliveira

Entre os pontos que deverão ser abordados nos protocolos estão: o recebimento e o tratamento adequado das denúncias, as medidas de proteção às vítimas, as ações de prevenção e conscientização, além do fluxo de encaminhamento dos casos e das medidas administrativas cabíveis.

A comissão também deverá contar com a colaboração da Escola do Legislativo, como salvaguarda para que as ações de prevenção e acolhimento sejam eficazes e bem estruturadas.

Ainda segundo a Câmara, a participação na comissão será voluntária, sem remuneração, e o exercício da função será considerado uma prestação de serviço público relevante.

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo realiza mutirão de cirurgias ginecológicas e em geral em Cruzeiro do Sul e Tarauacá

Raimundo Souza

Fundhacre realiza maior cirurgia de aneurisma de aorta já registrada no Acre; procedimento durou cinco horas

Kevin Souza

Municípios do AC tem 3ª menor apresentação de políticas à educação em tempo integral, diz MEC

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco e Igreja Batista Moriá promovem ação social no bairro João Eduardo

Marcio Nunes

Polícia Civil prende principal articulador de atos violentos ligados ao tráfico e organização criminosa em Bujari

Kevin Souza

Governo confirma show de Gusttavo Lima na Expoacre

Jamile Romano