24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Comissão de combate ao assédio e violência de gênero é criada na Câmara de Rio Branco

Atualizada em 29/01/2025 09:55

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Rio Branco anunciou, na última semana, a criação de uma comissão especial para combater o assédio sexual, o assédio moral e a violência de gênero dentro da instituição.

O Ato da Mesa nº 1 foi publicado em 23 de janeiro no Diário Oficial do Estado (DOE). Três mulheres e dois homens, todos servidores da Casa Legislativa, fazem parte da comissão, que deverá ter 90 dias para elaborar e implementar protocolos para o acolhimento de potenciais vítimas.

Os membros designados para a comissão são:

  • Ytamares Macedo de Brito
  • Maria de Jesus de Souza Moraes Lucas
  • Marília Costa de Queiroz Marques
  • Erivelto Freitas da Silva
  • Thiago Lebre da Silva Oliveira

Entre os pontos que deverão ser abordados nos protocolos estão: o recebimento e o tratamento adequado das denúncias, as medidas de proteção às vítimas, as ações de prevenção e conscientização, além do fluxo de encaminhamento dos casos e das medidas administrativas cabíveis.

A comissão também deverá contar com a colaboração da Escola do Legislativo, como salvaguarda para que as ações de prevenção e acolhimento sejam eficazes e bem estruturadas.

Ainda segundo a Câmara, a participação na comissão será voluntária, sem remuneração, e o exercício da função será considerado uma prestação de serviço público relevante.

[G1]

Artigos Relacionados

Governo busca recursos em Brasília para a execução de obras e fortalecimento da segurança alimentar no Acre

Jamile Romano

Governo do Acre anuncia revitalização do Palácio Rio Branco

Marcio Nunes

Senador Petecão lamente a morte de Flaviano Melo

Raimundo Souza

Advogado Rodrigo Aiache toma posse nesta terça na OAB do Acre para novo mandato de presidente até 2027

Jamile Romano

Deracre e Secretaria dos Povos Indígenas discutem plano de mitigação ambiental para ramal entre Porto Walter e Rodrigues Alves

Marcio Nunes

Vacina contra gripe e covid-19 estão disponíveis o ano todo para crianças, gestantes e idosos em postos de saúde do Acre

Marcio Nunes