24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Comissão de combate ao assédio e violência de gênero é criada na Câmara de Rio Branco

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Rio Branco anunciou, na última semana, a criação de uma comissão especial para combater o assédio sexual, o assédio moral e a violência de gênero dentro da instituição.

O Ato da Mesa nº 1 foi publicado em 23 de janeiro no Diário Oficial do Estado (DOE). Três mulheres e dois homens, todos servidores da Casa Legislativa, fazem parte da comissão, que deverá ter 90 dias para elaborar e implementar protocolos para o acolhimento de potenciais vítimas.

Os membros designados para a comissão são:

  • Ytamares Macedo de Brito
  • Maria de Jesus de Souza Moraes Lucas
  • Marília Costa de Queiroz Marques
  • Erivelto Freitas da Silva
  • Thiago Lebre da Silva Oliveira

Entre os pontos que deverão ser abordados nos protocolos estão: o recebimento e o tratamento adequado das denúncias, as medidas de proteção às vítimas, as ações de prevenção e conscientização, além do fluxo de encaminhamento dos casos e das medidas administrativas cabíveis.

A comissão também deverá contar com a colaboração da Escola do Legislativo, como salvaguarda para que as ações de prevenção e acolhimento sejam eficazes e bem estruturadas.

Ainda segundo a Câmara, a participação na comissão será voluntária, sem remuneração, e o exercício da função será considerado uma prestação de serviço público relevante.

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mais três cidades do Acre recebem R$ 2,2 milhões de recursos para execução de ações de resposta a situações emergenciais

Redacao

O X da Questão: Bocalom fala sobre pesquisas e diz que eleição se ganha nas urnas: “Temos a grande maioria”

Marcio Nunes

Veja algumas autoridades do Acre que lamentaram a morte do Papa Francisco

Raimundo Souza

Eduardo Ribeiro pede rigor na investigação da morte de enfermeira em Capixaba

Marcio Nunes

Governador Gladson Camelí abre reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária e defende justiça fiscal e desenvolvimento regional

Marcio Nunes

Com tumor raro na mandíbula, paciente tem qualidade de vida restaurada após cirurgia bucomaxilofacial na Fundhacre

Jamile Romano