23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Comissão aprova audiência pública solicitada por Eduardo Veloso para discutir remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas

Publicado em 06/12/2023

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira(6),requerimento de autoria do deputado Eduardo Velloso para realização de audiência pública para discussão do Projeto de Lei n° 765/2015 que altera lei sobre salário-mínimo(piso salarial) de médicos e cirurgiões-dentistas. Para o deputado, a remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas é uma questão de extrema importância para toda a sociedade, ”e ainda fator determinante para atrair e manter talentos na área de saúde em regiões remotas do País”.
Segundo o parlamentar acreano, a audiência pública terá como convidados representantes da Associação Médica Brasileira(AMB),do Conselho Federal de Medicina(CFM),Associação Brasileira de Odontologia(ABO),do Ministério da Saúde e o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas(FIO),José Carrijo Brom. ”Haverá um debate amplo e democrático contando com as maiores autoridades da medicina e odontologia brasileiras”, destacou Velloso.
Para o parlamentar, a remuneração dos médicos e cirurgiões-dentistas reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados “e, consequentemente, na saúde da própria população”. O deputado lembrou que a Lei n° 3999/1991 estabeleceu parâmetros para a remuneração desses profissionais, mas acrescentou ser “imperativo revisar esses valores à realidade econômica e inflacionária atual”.
Projeto de lei
Velloso lembrou que como o Projeto de Lei n° 765/2015(da qual é relator) propõe mudanças nos salários de médicos e cirurgiões-dentistas, a realização de uma audiência pública proporcionará um espaço extremamente oportuno para o diálogo entre autoridades, representantes desses profissionais , organizações da sociedade civil e a população em geral.
De acordo com o deputado, a participação cidadã na audiência pública é essencial para a construção de políticas públicas mais justas e alinhadas com as necessidades da população, assegurando que as mudanças propostas beneficiem a sociedade como um todo. Para Velloso, falar sobre piso salarial de médicos e cirurgiões-dentistas é compreender as necessidades dessas categorias “que estão na linha de frente da saúde brasileira”.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

“Trabalhei o dia inteiro exonerado”, diz ex-secretário demitido por Gerlen sem aviso prévio

Kevin Souza

Chegou a vez da reforma administrativa

Raimundo Souza

Acusações de Musk contra Moraes impulsionam ataques ao Judiciário nas redes

Jamile Romano

Senado discute aumento de pena para homicídio de pessoas idosas

Marcio Nunes

Chefe da Abin de Lula é citado como investigado em inquérito da PF

Jamile Romano

Queda de MP sobre taxações gera guerra de narrativas entre governo e oposição

Kevin Souza