24.3 C
Rio Branco
terça-feira, 16 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Começa aplicação das provas do Saeb 2025 nas escolas do Acre

Publicado em 21/10/2025

Estudantes, professores, gestores escolares e secretários municipais de Educação do Acre estão mobilizados para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, que teve início na segunda-feira, 20, e segue até sexta-feira, 31.

Realizado em todo o Brasil, o Saeb é a principal avaliação nacional externa promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal.

Estudantes do ensino médio participam da aplicação das provas do Saeb 2025 nas escolas da rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As provas são aplicadas em escolas públicas e privadas e têm como objetivo avaliar a qualidade da educação básica no país, fornecendo dados que auxiliam na elaboração de políticas públicas voltadas à melhoria do ensino em todos os níveis.

O público-alvo da avaliação inclui estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, além da 3ª série do ensino médio. Também participam professores, diretores, secretários municipais de Educação e familiares dos alunos, por meio de questionários que complementam as informações obtidas nas provas.

Os resultados do Saeb são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade da educação brasileira. Com base nessas informações, torna-se possível elaborar estratégias concretas de aprimoramento, tanto nas escolas estaduais quanto nas redes municipais de ensino.

Turma do ensino fundamental realiza avaliação do Saeb, que mede o desempenho em língua portuguesa e matemática. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O exame, realizado a cada dois anos, avalia o domínio dos alunos em língua portuguesa e matemática, possibilitando uma visão abrangente sobre o aprendizado e o desempenho escolar. O Saeb desempenha papel fundamental no fortalecimento das políticas educacionais, favorece a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa e incentiva o avanço técnico e científico na área da educação.

Gestora destaca importância da avaliação

Para a gestora da Escola Estadual Ramona de Castro, Cristina Araújo, o Saeb é uma ferramenta essencial para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

“O Saeb é muito importante, tanto para a escola quanto para a rede de ensino, pois, por meio dessa avaliação, conseguimos identificar como os alunos estão em relação às habilidades e competências, especialmente em língua portuguesa e matemática. A partir dos resultados, podemos reconhecer as principais dificuldades e ajustar nossas estratégias de ensino para melhorar o desempenho dos estudantes”, explicou a gestora.

Gestora Cristina Araújo destaca a importância do Saeb para o aprimoramento das estratégias de ensino e aprendizagem. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Os resultados anteriores também são analisados pela equipe pedagógica, servindo de base para a reflexão e o planejamento de ações que visem fortalecer o domínio das habilidades e superar as fragilidades identificadas”, completou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fecomércio-AC analisa dados do Novo CAGED que destaca Acre como o 2º Estado da Região Norte no saldo de empregos em setembro

Jamile Romano

Corpo de Bombeiros presta assistência às vítimas da cheia em Brasileia e Epitaciolândia, Rio Acre segue vazando na região

Jamile Romano

Mesmo com chuvas em 21 dias, Rio Branco fecha janeiro com volume abaixo da média histórica

Jamile Romano

Marina Silva defende criação de teto para exploração de petróleo

Jamile Romano

OAB/AC promove o 1º Curso de Formação de Delegados e Membros de Prerrogativas

Marcio Nunes

Pecuária do Acre cresce 20% e movimenta R$ 181 milhões com ações do governo que impulsionam a economia rural

Redacao