23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

COMBATE: Prefeitura de Rio Branco abre inscrições para grupo de apoio ao abandono do tabagismo

Publicado em 12/01/2026

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu inscrições, de 12 a 14 de janeiro, para um novo grupo de apoio a pessoas que desejam abandonar o tabagismo. As atividades serão realizadas na Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Verônica, localizada no bairro Preventório, com início dos encontros no dia 15 de janeiro, ocorrendo semanalmente.

O programa integra as ações da Atenção Primária à Saúde e oferece acompanhamento multiprofissional, combinando orientações clínicas, suporte emocional e apoio coletivo. Os participantes passam por uma avaliação inicial para identificar o perfil e o grau de dependência à nicotina, recebendo, posteriormente, orientações sobre a metodologia do programa e estratégias práticas para lidar com a vontade de fumar. Quando necessário, há também a possibilidade de apoio medicamentoso, como adesivos e gomas de nicotina, fornecidos pelo SUS.

b3711dab 2fd3 4257 b527 454b43a3fb09
Programa integra as ações da Atenção Primária à Saúde e oferece acompanhamento multiprofissional, combinando orientações clínicas, suporte emocional e apoio coletivo. (Foto: Secom)

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância do acompanhamento em grupo, conduzido por profissionais qualificados, que fortalece e motiva os participantes, aumentando as chances de sucesso.

“Mais do que orientar, queremos que as pessoas se sintam acompanhadas em cada etapa do processo. O grupo proporciona troca de experiências, encorajamento contínuo e estratégias práticas para lidar com os desafios de deixar o cigarro”, afirmou o gestor.

Renan
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância do acompanhamento em grupo, conduzido por profissionais qualificados, que fortalece e motiva os participantes, aumentando as chances de sucesso. (Foto: Secom)

Para a enfermeira Almizeth de Oliveira, responsável pelo grupo, o diferencial está na força do apoio coletivo. “Cada participante aprende técnicas de controle da vontade de fumar, recebe acompanhamento personalizado e ainda conta com a força do grupo para se manter motivado. É um espaço seguro e acolhedor, onde todos podem compartilhar dificuldades e celebrar cada conquista”, explicou a profissional.

Em 2025, foram realizados 21 grupos de apoio em diferentes unidades de saúde, com mais de 500 participantes. Mesmo considerando as desistências, 62% obtiveram resultados positivos, comprovando a eficácia do programa como estratégia de cuidado e promoção da saúde. Novos grupos serão abertos ao longo do ano, com inscrições divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura.

Foto de combate ao tabagismo
O tabagismo é a principal causa evitável de câncer e de doenças respiratórias e cardiovasculares, estando associado a mais de 50 enfermidades graves. (Foto: Internet)

O tabagismo é a principal causa evitável de câncer e de doenças respiratórias e cardiovasculares, estando associado a mais de 50 enfermidades graves. No Brasil, estima-se que mais de 73 mil pessoas sejam diagnosticadas anualmente com câncer relacionado ao consumo de tabaco, incluindo cerca de 26.850 casos de câncer de pulmão.

Embora a prevalência de fumantes tenha diminuído historicamente, dados recentes indicam crescimento entre adultos em capitais brasileiras, passando de 9,3% para 11,6%. No Acre, pesquisas indicam que a prevalência de fumantes adultos em Rio Branco permanece entre 11% e 13%, com maior concentração entre homens e pessoas com menor escolaridade.

13383370 4ab3 4507 90e3 7544aed15d8d
 Tabagismo é a principal causa evitável de câncer e de doenças respiratórias e cardiovasculares, estando associado a mais de 50 enfermidades graves. (Foto: Secom)

Além dos impactos na saúde, o consumo de tabaco compromete uma parte significativa da renda familiar, agravando desigualdades sociais e econômicas. Por isso, o programa da Prefeitura alia acompanhamento clínico, psicológico e social, oferecendo às pessoas as ferramentas necessárias para alcançar a cessação do tabagismo de forma segura e eficaz.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Censo 2022: População parda supera a branca pela 1ª vez no Brasil desde 199

Jamile Romano

Em Xapuri, governadora em exercício Mailza participa de cerimônia de destinação de imóveis da União para Estado

Redacao

Procurador do Acre , Sammy Barbosa, volta a ter nome citado para ser ministro do STJ

Jamile Romano

Veja o programa “Tribuna Livre” de segunda-feira, 8 de setembro: Os Três Poderes em Debate: Crise de Credibilidade e Polarização Política em Destaque

Raimundo Souza

ONS investiga causa de apagão no Acre e em Rondônia

Jamile Romano

Estado do Acre lidera ranking com gasolina mais cara do Brasil, diz levantamento

Jamile Romano