23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Com Orsi, esquerda volta ao poder no Uruguai

Publicado em 02/03/2025

Imagem: O presidente e a vice Carolina Cosse na Praça da Independência – (crédito: AFP)

43º presidente uruguaio, herdeiro político de Mujica tomou posse no último sábado (1º/3)

Herdeiro político de José “Pepe” Mujica, Yamandú Orsi tomou posse, no último sábado (1º/3), como 43º presidente do Uruguai, no mesmo dia em que o país celebra quatro décadas de democracia ininterrupta. A ascensão de Orsi marca o retorno da esquerda ao poder, após cinco anos de um governo de Luis Lacalle Pou, político de centro-direita. “A boa saúde da democracia está intimamente ligada à conquista de certos padrões de bem-estar”, disse Orsi, em seu primeiro discurso, após jurar lealdade à Constituição, no Palácio Legislativo, em Montevidéu.

O novo presidente agradeceu aos seus antecessores e prometeu “não ignorar as regras de funcionamento da economia que o Uruguai mantém desde o retorno da democracia”. Ele disse ainda que vai lutar contra o crime abordando as suas causas e “formular estratégias de desenvolvimento com um foco sustentável e humano”.

Orsi é o nono presidente desde 1985, quando chegou ao fim uma ditadura de 13 anos, que deixou cerca de 200 presos ou desaparecidos. “Há sequelas desse período até hoje, por isso é tão justo quanto imprescindível manter intacto o compromisso com a liberdade, verdade e justiça”, disse.

Aos 89 anos e sofrendo de um câncer irreversível, Pepe Mujica assistiu à posse do pupilo, ao lado dos também ex-presidentes Luis Alberto Lacalle Herrera (1990-1995) e Julio Sanguinetti (1985-1990). Delegados de mais de 60 países, entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o rei Felipe VI da Espanha, também prestigiaram a cerimônia.

Após o discurso no Parlamento, o novo presidente seguiu com sua vice, Carolina Cosse, para a Praça Independência. Em quase dois séculos de Uruguai independente, Orsi é o terceiro presidente de esquerda — antes dele, ocuparam o cargo o ex-guerrilheiro Mujica (2010-2015), e o falecido oncologista Tabaré
Vázquez (2005-2010 e 2015-2020).

Ao contrário deles, Orsi terá que lidar com um Parlamento dividido: seu partido, a Frente Ampla, controla apenas o Senado, enquanto políticos antissistema são maioria na Câmara dos Deputados.

No campo econômico, o governo terá que aumentar o crescimento, estimado pelo FMI em 3% para este ano, e, ao mesmo tempo, atender às demandas sociais sem elevar ainda mais o déficit fiscal, que fechou 2024 em -4,1% do Produto Interno Bruto (PIB).

Há, ainda, o grande desafio de combater a criminalidade, em boa parte ligada ao tráfico de drogas. Uma pesquisa da Equipos Consultores indica que a insegurança é a principal preocupação dos uruguaios (37%), seguida de longe pelo desemprego (17%).

  • Com informações do CB
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Brasil inaugura espaço de participação social na COP29

Jamile Romano

Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato em depoimento

Marcio Nunes

Neste sábado, Michelle Bolsonaro estará no encontro do PL Mulher em Rio Branco

Raimundo Souza

Haddad confirma estudos para a criação de um imposto para milionários

Jamile Romano

Governo corta R$ 419 milhões de Defesa, Polícia Federal e Abin e gera insatisfação

Jamile Romano

Desrespeitando decisão do STF, Governo Lula paga R$ 7 bilhões do orçamento secreto

Raimundo Souza