23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com orgulho e trabalho árduo, operários se destacam no avanço das grandes obras do Complexo Viário e Nova Maternidade

Publicado em 07/11/2025

Sob sol ou chuva, barulho de máquinas e o ritmo acelerado das diversas frentes de serviço nas grandes obras do Complexo Viário da Avenida Ceará e da Nova Maternidade, em Rio Branco, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), propicia trabalho e renda para centenas de operários da construção civil.

Construção do viaduto no cruzamento das avenidas Ceará e Getúlio Vargas. Foto: Luis Oliveira/Seop

As duas obras estruturantes, que representam um marco para a transformação da mobilidade urbana e fortalecimento da saúde materno-infantil do Estado, contam com diversos trabalhadores, tais como armadores, carpinteiros, encarregados, mestres de obras, operadores de máquinas pesadas, pedreiros e serventes, entre outras funções fundamentais para construção das estruturas que beneficiarão a população.

A partir das obras públicas, Estado amplia as oportunidades de trabalho e renda para milhares de operários da construção civil. Foto: Luis Oliveira/Seop

No Complexo Viário, onde as jornadas se revezam entre o dia e a noite, o carpinteiro José Alcimar Pimentel, de 60 anos, comemora que há espaço para profissionais jovens e veteranos. Atualmente, são promovidos serviços de escavação, forma, carpintaria e concretagem das alças, visando à implantação do viaduto.

“Este serviço ajuda no meu sustento e o da minha família. É o que sei fazer, e fico feliz que meu trabalho é importante para essa obra, que vai melhorar o trânsito. É uma honra fazer parte da construção deste viaduto histórico no centro da cidade”, conta.

Obras têm funcionários que estão em início da carreira a experientes. Foto: Luis Oliveira/Seop

Participar da construção de uma grande obra é motivo de orgulho para os trabalhadores, principalmente porque poderá ser usada por quem contribuiu para erguê-la.

“Essa obra tem ajudado nós, trabalhadores da construção civil, com empregos, e vai futuramente ajudar muitas pessoas no trânsito. Eu mesmo vou poder usufruir da obra que ajudei a construir com o meu serviço”, diz o também carpinteiro Adenilson Bonfim.

Máquinas especializadas e trabalho ágil dos operários estão sendo essenciais para celeridade da obra. Foto: Luis Oliveira/Seop

No Segundo Distrito da capital, a Nova Maternidade de Rio Branco avança para se tornar uma das maiores e mais modernas unidades de saúde da Região Norte. O auxiliar de pedreiro Ronaldo Rui da Silva observa o prédio com admiração.

“Essa obra tem gerado muitos empregos e vai servir com eficiência às gestantes e aos bebês. Pretendo ser pai, então é uma maternidade em que teria meus filhos. É especial saber que ajudei a levantar esse prédio que vai acolher tantas famílias”, destaca.

Operários utilizam equipamentos de proteção individual (EPI) durante realização de serviços. Foto: Luis Oliveira/Seop

O armador de ferragens Leandro Silva compartilha do mesmo sentimento. Para a construção célere da unidade, há serviços simultâneos nos prédios que contemplam as duas fases em andamento.

“Estou trabalhando em uma obra que vai servir tanto para a minha família quanto para outras. Em breve, vou falar com orgulho que foi uma obra que ajudei a construir e a mudar, para melhor, a vida das pessoas”, afirma.

Trabalhador orgulhoso por contribuir para execução de uma grande obra. Foto: Luis Oliveira/Seop

Para o gestor da pasta de Obras Públicas, Ítalo Lopes, cada tijolo colocado nessas estruturas carrega uma história de esforço coletivo.

“Essas obras só avançam graças ao empenho e à competência dos trabalhadores da construção civil, que garantem o ritmo e a qualidade dos serviços. O governador Gladson Camelí tem sido incansável na busca de recursos e no apoio a esses projetos, que significam desenvolvimento, saúde e qualidade de vida para a população acreana”, ressalta.

Cada fase concluída da Maternidade será disponibilizada para a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Foto: Luis Oliveira/Seop

Com essas obras, o governo reafirma seu compromisso com os operários da construção civil, a modernização da infraestrutura urbana e a melhoria da qualidade de vida da população.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Casamento Coletivo de Rio Branco tem inscrições prorrogadas

Jamile Romano

Governo promove últimos ajustes na estrutura do Parque de Exposições antes da Expoacre

Raimundo Souza

TV Rio Branco no Headscon 2025: Rio Branco se Consolida como Polo da Economia Criativa e Desenvolvimento de Games na Amazônia

Raimundo Souza

Petecão e prefeitos cobram recursos da Funasa para módulos sanitários

Jamile Romano

Israel declara emergência e reage em meio a ofensiva do Hezbollah

Raimundo Souza

Petecão propõe debate sobre transição para energias limpas no transporte marítimo

Marcio Nunes