25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Com o apoio do governo do Estado, Grupo Bauminas anuncia instalação de unidade industrial no Acre

Publicado em 23/01/2025

O governador Gladson Cameli recebeu nesta quinta-feira, 23, no Palácio Rio Branco, representantes do Grupo Bauminas, que oficializaram a implantação de uma unidade industrial no Acre. A planta será instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard, e deve entrar em operação dentro de 12 meses, com investimento previsto de R$ 30 milhões. Serão gerados 60 empregos diretos, além de um número significativo de vagas indiretas.

A comitiva do Grupo Bauminas, liderada pelo CEO Hamilton Fortunato e pelo diretor comercial Mário Campelo, destacou a receptividade e o suporte oferecidos pelo governo estadual. “Primeiramente, nosso agradecimento ao governador Gladson Cameli e à equipe da Anac, que nos proporcionaram todo o apoio. Estamos entusiasmados com essa nova planta de produtos químicos para tratamento de água e com a perspectiva de integrar o plano de desenvolvimento econômico do Acre”, afirmou Campelo.

A decisão do grupo de expandir suas operações para o Acre foi influenciada pela localização estratégica do estado, que facilita o acesso aos mercados boliviano e peruano. Durante a agenda de visitas, a comitiva conheceu as instalações da ZPE e o Polo Logístico e Parque Industrial em Rio Branco. Além disso, realizou encontros em Cobija, na Bolívia, e Porto Maldonado, no Peru, fortalecendo parcerias internacionais.

Para o governador Gladson Cameli, a chegada da Bauminas simboliza mais uma conquista para o estado. “Este investimento reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida dos acreanos. Estamos mostrando que o Acre é um estado viável para grandes negócios”, ressaltou.

Impacto econômico e social

A unidade no Acre produzirá sulfato de alumínio, insumo essencial para o tratamento de água, com potencial de atender tanto o mercado interno quanto demandas de exportação. O Grupo Bauminas, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, também planeja futuras iniciativas nas áreas de saneamento ambiental, nutrição animal e vegetal.

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, celebrou o êxito da negociação. “O pacote de incentivos fiscais, a disponibilidade de terrenos e a posição geográfica estratégica do Acre foram fatores determinantes. Estamos atraindo investimentos e consolidando o estado como um polo industrial e logístico na Amazônia”, destacou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre participa do 4° Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores em Fortaleza

Raimundo Souza

Acre fortalece políticas para a população LGBT+ com lançamento de cartilha e acordo de cooperação

Jamile Romano

Acre declara emergência em saúde pública para conter risco de surto de sarampo

Jamile Romano

Movimento nos aeródromos do Acre ultrapassa 2,3 mil voos no primeiro trimestre de 2025

Marcio Nunes

Governo do Acre lança campanha de arrecadação para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Jamile Romano

Opera Acre retorna com mutirão de cirurgias no Alto Acre e realiza 50 procedimentos no Hospital Regional de Brasileia

Raimundo Souza