26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com mais de 160 profissionais certificados, governo fortalece o turismo por meio de parcerias

Publicado em 17/07/2025

Um gesto simbólico marcou a trajetória de 160 pessoas que receberam 228 certificados por meio do projeto Empreender-TUR l, uma iniciativa voltada à qualificação de profissionais que atuam na cadeia do turismo no estado. O setor, em crescente expansão, vem ganhando destaque especialmente nas áreas de etnoturismo e ecoturismo. A entrega foi feita no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na manhã desta quinta-feira, 17.

O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), e representa um investimento significativo no desenvolvimento local. Nesta primeira etapa, foram destinados R$ 500 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri, para a realização de 15 cursos voltados ao setor de serviços, que contempla diversas atividades essenciais ao turismo e funciona como motor da economia estadual.

O governador Gladson Camelí reforçou, mais uma vez, o valor das parcerias institucionais como caminho para fortalecer a população e impulsionar o progresso econômico do Acre.

“Educar realiza sonhos e esse é o compromisso do nosso governo; diminuir diferenças, criar oportunidades. E as parcerias que temos é justamente preparar nossa juventude para ingressar na iniciativa privada e nós temos que ter pessoas qualificadas para que a gente possa, cada vez mais, desenvolver o nosso estado”, destacou.

Camelí ressaltou que o crescimento no número de visitantes ao Acre já se faz notório, evidenciando o estado como um dos destinos turísticos que mais despertam interesse, não apenas no Brasil, mas também em âmbito internacional.

Acrescentou ainda que, em uma gestão que tem as pessoas como prioridade, o compromisso é construir pontes, de oportunidades, de diálogo e de desenvolvimento.

“É preciso criar alternativas para nossos jovens, pais e mães de famílias para que possam produzir participando da vida econômica do Acre. Um empreendedor bem-sucedido, além de garantir o seu sustento, acaba gerando oportunidades também para outras pessoas. Essa é uma corrente do bem que ajuda o Acre a se desenvolver de maneira inclusiva”, destacou.

Programa continua

Até dezembro, a previsão é qualificar 330 pessoas em 24 cursos. O secretário da Sete, Marcelo Messias, destacou que esse trabalho vai além do impacto econômico, trazendo benefícios sociais.

“Estamos muito felizes em  entregar para o mercado de trabalho profissionais qualificados. Nós temos aí cursos de várias áreas e tenho certeza que teremos profissionais de qualidade no mercado do turismo e empreendedorismo”, destacou.

Com o setor de serviços sendo um impulsionador da economia, o secretário destacou que grandes eventos acabam gerando uma demanda importante para essa área.

“O exemplo aqui dentro são as principais feiras que acontecem, como a Expoacre Juruá, Expoacre Rio Branco e Arraial Cultural, além das nossas festas de fim de ano e feiras que a secretaria participa fora do estado como a feira de artesanato, que é um dos segmentos mais fortes do estado. Então, sempre estamos buscando de alguma forma dar oportunidades para essas pessoas do empreendedorismo que dependem exclusivamente desse tipo de evento que o governo oferece para nossa população”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estudantes da Escola Diogo Feijó lançam livro de contos de suspense e mistério

Raimundo Souza

Governo inicia canteiro e levantamento topográfico para obra na Estrada Dias Martins

Marcio Nunes

Com passagens próximas a R$ 3 mil, Latam inaugura voo direto entre Rio Branco e São Paulo nesta segunda-feira (31)

Jamile Romano

Transformação pela educação: idoso de 60 anos, ex-aluno da EJA, se destaca em concurso

Raimundo Souza

População ocupada no comércio do Acre chega a 20.257 mil e supera patamar pré-pandemia, aponta pesquisa do IBGE

Jamile Romano

Mailza Assis assume Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos

Marcio Nunes