24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com Lula e governadores da Amazônia, Gladson Camelí participa da abertura oficial da COP30

O governador Gladson Camelí prestigiou, com os governadores da Amazônia e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 10, a abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Governador Gladson Camelí participou de abertura da COP30. Foto: Hadassa Menezes/Secom

O evento de alto nível é realizado em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro, no Parque da Cidade, na Zona Azul. A COP30 é promovida pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) e é a conferência anual em que quase todos os países do mundo – “as partes” da UNFCCC – se reúnem para negociar e dar seguimento às obrigações internacionais de combate às mudanças climáticas. Só é permitido o acesso com credencial.

O governador do Acre parabenizou o governador do Pará, Helder Barbalho, presidente da conferência, e a UNFCCC pela organização do evento. “É com grande alegria e profundo senso de responsabilidade que o Acre participa da COP30, realizada pela primeira vez na Amazônia, aqui em Belém. Quero, em nome do povo acreano, saudar o presidente da República, as demais autoridades do governo federal, os governadores da Amazônia Legal, as delegações internacionais e todos os participantes que vieram somar esforços em favor do nosso planeta”, disse.

Governador Gladson Camelí esteve com o presidente Lula na abertura da COP30. Foto: Hadassa Menezes/ Secom

O presidente Lula abriu a Conferência e reforçou a importância do encontro no aspecto de mitigar os impactos das mudanças climáticas e cumprir com os acordos entre as os países.

“É muito importante que uma COP esteja sendo realizada na Amazônia. Nós somos o foco, no sentido de ações voltadas ao meio ambiente. Estamos em um momento importante. Devemos nos unir para cumprir com os acordos”, afirmou.

Governador Gladson Camelí reforçou a importância da participação do Acre em mais uma COP. Foto: Diego Gurgel/Secom.

Camelí reforçou que a COP30 representa um marco histórico para o Brasil. Com o governador, estavam membros da comitiva acreana. “Estamos na região que mais simboliza a luta global contra as mudanças climáticas, e o Acre chega a este evento reafirmando seu compromisso com a conservação da floresta e com o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Na oportunidade, houve a transição de realização da COP de Baku para o Brasil, em Belém. Estiveram presentes também a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a cantora Fafa de Belém.

A COP é uma reunião anual que une líderes mundiais, cientistas, organizações e representantes da sociedade civil para discutir e decidir ações globais de combate às mudanças climáticas.

 

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

O que o Enem 2024 revela sobre o futuro da educação no Acre?

Raimundo Souza

Enfermeira Ana Beatriz assume a presidência da Fundhacre; veja mudanças

Jamile Romano

Prouni: convocados da 2ª chamada devem confirmar dados até dia 17

Jamile Romano

Após 60 anos, governo nomeia primeira mulher na presidência do Deracre

Jamile Romano

Governo envia 700 kg de insumos em apoio à população atingida pela cheia em Santa Rosa do Purus

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza dialoga com moradores afetados pela enchente do Rio Tarauacá e garante apoio social

Jamile Romano