25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeralPolítica

Com Fachin, STF tem 7 a 2 pela prisão e cassação de Carla Zambelli

Publicado em 22/08/2025

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin acompanhou o relator, Gilmar Mendes, e votou pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

O julgamento ocorre no plenário virtual e, até o momento, o placar está em 7 a 2 pela condenação da parlamentar, que está presa na Itália. Fachin não apresentou ressalvas no voto.

As divergências até agora são dos ministros André Mendonça e Nunes Marques, que votaram contra a condenação. Restam apenas os votos de Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, mas o Supremo tem maioria para condenar Zambelli.

A deputada é acusada de perseguir, armada, o jornalista Luan Araújo, apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O episódio ocorreu em outubro de 2022, durante o segundo turno das eleições, nas ruas do bairro Jardins, em São Paulo. A denúncia foi oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e aceita pelo STF em agosto de 2023.

Zambelli também é alvo de um processo de extradição na Itália. A prisão no país europeu, no entanto, está ligada a outro caso: no primeiro semestre deste ano, o STF havia condenado a parlamentar a 10 anos de prisão por participação na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quando foi inserido um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Julgamento

O julgamento foi retomado na sexta-feira, com maioria pela condenação, a partir do voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Com o voto de Edson Fachin, o placar está em 7 a 2. A sessão virtual segue aberta até as 23h59 de 22 de agosto.

Até o momento, acompanharam o relator os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Fachin. André Mendonça e Nunes Marques divergiram.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Número de empresas inadimplentes no país bate recorde e chega a 8 milhões, diz Serasa Experian

Kevin Souza

Em 2025, Educação do Acre se fortaleceu com ações que atravessam distâncias e desafios

Kevin Souza

Governador Gladson Camelí realiza visita técnica a unidades habitacionais em construção no Bujari

Raimundo Souza

Estudantes do Calafate apresentam trabalhos de literatura e cultura em projeto Reconquistando Palavras

Redacao

Na sexta-feira, 2 de maio, a prefeitura de Rio Branco decreta ponto facultativo

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco começa a entregar brinquedos para crianças listadas no CadÚnico

Raimundo Souza