24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com entrega histórica de munição para a PM, governador destaca fortalecimento das instituições no combate à violência e redução dos crimes

No auditório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC), o governador Gladson Cameli destacou a importância do fortalecimento das instituições no combate à violência no estado. Nesta quarta-feira, 12, ele entregou 10 toneladas de munição para a Polícia Militar do Acre (PM-AC), além de mobiliários, câmeras fotográficas e computadores destinados a diferentes instituições da Segurança Pública.

Ao todo, o investimento foi de R$ 2.660.524,79. O governador frisou que tudo que é aplicado na Segurança Pública reflete na redução da criminalidade, uma das bandeiras de sua gestão.

O Estado do Acre inicia 2025 apresentando dados significativos em relação à redução de mortes violentas intencionais (MVIs) e crimes patrimoniais referentes ao ano de 2024. As estatísticas apontam uma queda de 15,71% nas MVIs em todo o estado, com Rio Branco registrando uma redução ainda mais expressiva de 22,52%.

O estudo foi feito pela Diretoria de Inteligência da Sejusp-AC, analisando o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

“Isso é a prova do compromisso de toda a equipe do Sistema Público de Segurança, envolvendo todas as nossas forças, que têm tido o compromisso de proteger, executar as ações que nós precisamos, e eu e a nossa vice-governadora, Mailza Assis, seguimos mantendo o nosso compromisso de reestruturar e dar condições para que cada força possa executar o seu trabalho”, pontuou o governador.

Cameli avalia a segurança como um desafio, principalmente na luta contra o feminicídio, crime que tem tentado combater com ações e fortalecimento de campanhas para que o estado reduza os índices de violência contra a mulher.

Governador defendeu que uma Segurança Pública fortalecida resulta na redução dos crimes. Foto: Neto Lucena/Secom

“Quero pedir o apoio da sociedade a cada cidadão e cidadã de bem. Vamos zerar o feminicídio, vamos zerar tudo o que for de violência contra as mulheres. Nós estamos em 2025, onde nós temos toda a capacidade de ajudar o poder público também. Se estivermos juntos, governo, sociedade, as pessoas de bem, nós vamos vencer todo esse mal que ocorre nas famílias brasileiras e acreanas”, reforçou.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Américo Gaia, disse que, mais uma vez, o governador fez história ao entregar a maior carga de munição para as equipes. Porém, enfatizou que esta estrutura, na gestão de Gladson Cameli, tem ido além.

Materiais serão entregues a diversas instituições. Foto: Neto Lucena/Secom

Ele relembrou que, paralelamente a esse reforço estrutural, o Estado tem apostado na capacitação de seus agentes de Segurança Pública, proporcionando dois cursos de especialização MBA e também dialogando sobre mestrado e pós-graduação aos servidores.

“É uma entrega significativa que faz com que a gente registre queda na criminalidade. Contra números não há argumentos, e esse é um time vencedor, mas não fazemos nada sem esse grupo que tem se dedicado, se capacitado, para atender a população. Esta é a maior quantidade de munição já entregue às forças de Segurança, mas isso não significa que nós queremos usá-las, porém precisamos de uma polícia equipada.”

Ao todo, foram entregues mobiliários, como cadeiras e outros; equipamentos de musculação para a academia do Corpo de Bombeiros; câmeras fotográficas para a Polícia Civil e computadores. Todos os materiais foram comprados com desconto, segundo o secretário, pois foram adquiridos em compra compartilhada com outros secretários do Norte.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli vistoria Passarela Joaquim Macedo e garante ações emergenciais

Marcio Nunes

No Juruá, governo intensifica ações ambientais através da Operação Contenção Verde

Marcio Nunes

Governo publica nova convocação de processo seletivo do Detran

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre prende criminoso acusado de estuprar três sobrinhos em Rodrigues Alves

Jamile Romano

Eduardo Ribeiro pede rigor na investigação da morte de enfermeira em Capixaba

Marcio Nunes

Quase 30 mil acreanos já declararam o Imposto de Renda 2025

Jamile Romano