30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com as Rotas de Integração Sul-Americana, acesso do Acre ao pacífico é chave para desenvolvimento econômico

Atualizada em 08/04/2024 14:23

No próximo dia 9 de abril, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentará o projeto das cinco Rotas de Integração Sul-Americana no encontro “Uma saída pacífica para o Brasil” organizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict). Entre essas rotas, destaca-se a Quadrante Rondon, fundamental para conectar o Norte brasileiro aos portos do Peru, oferecendo ao Acre uma saída estratégica para o Pacífico.

A Rota Quadrante Rondon, uma das cinco rotas de Integração Sul-Americana, liderada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, foi concebida após consulta aos 11 Estados brasileiros que fazem com países sul-americanos. O projeto visa não apenas fortalecer o comércio do Brasil com os países vizinhos, mas também reduzir o tempo e os custos de transporte de mercadorias, impulsionando a economia regional.

O Acre é diretamente beneficiado pela Quadrante Rondon, que proporciona uma rota para o Pacífico através dos portos do Peru. Com nove obras relacionadas à integração previstas no Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), o estado se torna parte crucial dessa iniciativa, envolvendo infraestrutura de transporte, energia e digital.

As rotas de integração não apenas fortalecem o comércio entre o Brasil e os países da América do Sul, mas também abrem novas oportunidades para exportação e importação, reduzindo a dependência das rotas tradicionais pelo Atlântico.

O projeto das rotas conta com recursos orçamentários no Brasil, além de US$ 10 bilhões disponibilizados pelo BNDES e bancos regionais de desenvolvimento. Esses fundos não só apoiam as obras no Brasil, mas também podem contribuir para projetos nos países sul-americanos, promovendo a cooperação regional.

O Acre, com US$ 45,8 milhões em exportações em 2023, destaca-se como um beneficiário significativo dessas iniciativas, especialmente com o aumento do comércio com o Peru e a Bolívia. A infraestrutura em desenvolvimento, como o Contorno de Brasiléia e a restauração da BR-364, impulsiona ainda mais a conexão do estado com o mercado global.

Com novas rotas alternativas aos portos do Atlântico e o aumento das exportações de commodities como soja, o Acre está posicionado para se beneficiar do comércio intrarregional e extrarregional, especialmente com os investimentos em curso no Porto de Chancay, no Peru.

As Rotas de Integração Sul-Americana representam um passo crucial para fortalecer os laços comerciais entre o Brasil e seus vizinhos, oferecendo oportunidades de desenvolvimento econômico e integração regional. Para o Acre, essa iniciativa promete abrir novos horizontes e impulsionar sua participação no mercado global.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

MPAC lança 2ª edição da cartilha “Lugar de Autista é em Todos os Lugares”

Jamile Romano

PRF apreende mais 4 mil maços de cigarros e totaliza 12,5 mil confiscados em 24 horas no Acre

Jamile Romano

Governo realiza mutirão de cirurgias eletivas do programa Opera Acre em Tarauacá

Marcio Nunes

Saneacre investe em capacitação socioemocional de servidores com treinamento de habilidades assertivas

Raimundo Souza

Alerta de golpe: Polícia Civil do Acre adverte sobre falsificação de segunda via de contas de energia

Jamile Romano

MPAC: Alunos contemplados com o projeto são aprovados em concurso público

Marcio Nunes