23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com apoio do governo, Festival do Coco promete recorde de público em Mâncio Lima

Publicado em 13/09/2025

Mâncio Lima abriu, nesta sexta-feira, 12, a 5ª edição do Festival do Coco, considerado o maior evento cultural do município. A festa, que segue até domingo, deve reunir cerca de 50 mil pessoas durante os três dias de programação.

O governo garantiu apoio à realização do festival, com estrutura de segurança e logística. O evento conta com o trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além da presença do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que instalou estande no local com ações educativas. A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) também participa, fomentando oportunidades para jogos digitais online.

Coco é uma das principais fontes de renda para famílias da região. Foto: Diego Silva/Secom.

O governador Gladson Camelí destacou a relevância da festa para a economia e a cultura da região “O Festival do Coco movimenta a cidade, gera renda e valoriza a tradição do nosso povo. É uma alegria poder estar aqui, ao lado da população, prestigiando esse momento que já faz parte do calendário cultural do Acre”, afirmou.

“Amo essa cidade e esse povo trabalhador de Mâncio Lima”, declarou o governador. Foto: Marcos Santos/Secom.

A vice-governadora Mailza Assis lembrou que a festa é uma vitrine para a cidade mais ocidental do Brasil. “Mâncio Lima mostra, com esse festival, sua riqueza cultural e gastronômica. É um evento que atrai visitantes e fortalece o turismo regional, além de gerar oportunidades para as famílias”, destacou.

Prefeitura e governo são parceiros na promoção do festival do Coco. Foto: Marcos Santos/Secom.

O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luís, agradeceu o empenho do governo do Estado e ressaltou a grandiosidade da edição deste ano.

“Estamos vivendo um momento histórico para a nossa cidade. O Festival do Coco cresce a cada ano, e nesta edição temos uma estrutura maior e uma programação diversificada. A parceria com o governo tem sido fundamental para o sucesso da festa”, enfatizou.

Apresentações musicais e culturais garantem entretenimento durante a 5ª edição do Festival do coco. Foto: Édson Fernandes/Secom.

A expectativa é que a 5ª edição do Festival do Coco supere os números dos anos anteriores.

Festival do Coco está em sua 5º edição. Foto: Marcos Santos/Secom

Sobre o Coco de Mâncio Lima

O coco é parte essencial da identidade cultural e econômica de Mâncio Lima. Reconhecida como a cidade mais ocidental do Brasil, o município tem na produção do fruto uma de suas principais atividades. Além de gerar renda para centenas de famílias, o coco é base para a culinária local, com destaque para doces, bolos, tapiocas, bebidas e até artesanatos feitos a partir da casca. Essa tradição atravessa gerações e é motivo de orgulho para os moradores, que transformaram o cultivo e o aproveitamento do fruto em símbolo da cidade. Foi a partir dessa ligação que nasceu o Festival do Coco, criado para valorizar a produção local e celebrar a riqueza cultural do povo manciolimense.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sem garras e dentes.

Kevin Souza

35 anos do SUS: marco da saúde pública no Brasil

Raimundo Souza

Secretaria de Planejamento do Estado divulga pesquisa de preços de material escolar

Marcio Nunes

Divulgado os locais de prova do ‘Enem dos concursos’ no Acre

Jamile Romano

Ciro Nogueira confirma apoio do Progressistas à pré-candidatura de Mailza Assis em 2026

Kevin Souza

STF suspende concurso dos Bombeiros no AC por limitar participação de mulheres

Jamile Romano