24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com apoio do Estado, Tarauacá realiza pela primeira vez análise local para detecção de hanseníase, acelerando diagnósticos e tratamento

O município de Tarauacá deu um passo importante no combate à hanseníase na última semana, ao iniciar a análise local das amostras de baciloscopia para detecção da doença. Antes, as coletas eram feitas no município, mas as lâminas tinham que ser enviadas para o Hospital Dermatológico em Rio Branco, o que resultava em longas esperas pelos resultados.

A implementação desse serviço foi possível graças a uma parceria entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e a prefeitura de Tarauacá.

Agora, a análise do exame de baciloscopia para detecção da hanseníase passou a ser realizada em Tarauacá. Foto: cedida

Segundo a enfermeira Marcela do Vale, o novo serviço se tornou viável após a Sesacre doar um kit de coloração e equipamentos para a leitura das lâminas diretamente no município.

“Recebemos um kit doado pela Sesacre, o que possibilitou que fizéssemos a leitura aqui mesmo. Passamos por uma capacitação em Cruzeiro do Sul, o que fortaleceu nosso diagnóstico e o cuidado ao paciente”, explica.

Do Vale conta que, entre as primeiras amostras analisadas, já foi identificado um novo caso de hanseníase: “Com o resultado saindo no próprio município, conseguimos dar o diagnóstico no dia seguinte e iniciar o acompanhamento imediatamente”, completou.

Com novo serviço de análise local, Tarauacá acelera diagnóstico de hanseníase. Foto: Odair Leal/Sesacre
Para o técnico em análises clínicas do Hospital Dr. Sansão Gomes, Flávio Rodrigues, a nova oferta representa um avanço fundamental para a saúde pública em Tarauacá. “Antes, coletávamos o material e enviávamos para Rio Branco, e o paciente ficava aguardando o resultado. Agora, conseguimos fazer a coleta e liberar o exame no mesmo dia”, comemora.

A secretária adjunta de assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes, destacou a importância desse avanço para a descentralização dos serviços de saúde no estado. “Estamos nos esforçando para melhorar a assistência em saúde em todos os municípios do Acre. Sabemos o quanto é essencial que os exames e diagnósticos sejam realizados de forma mais ágil e próxima do paciente. A implantação deste serviço em Tarauacá mostra nosso compromisso com a saúde pública e com o acesso aos serviços de saúde de qualidade em todas as regiões do estado”, declarou.

A secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes. Foto: Odair Leal/Sesacre

A agilidade no diagnóstico permite que os pacientes diagnosticados com hanseníase possam iniciar o tratamento rapidamente na Unidade de Saúde Maria da Luz – unidade referência para o tratamento da doença, em Tarauacá, onde recebem todo o acompanhamento necessário. Em casos mais complexos, o paciente é encaminhado ao Hospital Dermatológico, em Rio Branco.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Viaduto da Estrada Dias Martins ganha grafites que homenageiam a Amazônia e o Agronegócio

Jamile Romano

Com o aumento do nível do rio Acre, Prefeitura de Rio Branco intensifica esforços no Parque Abrigo

Raimundo Souza

Governo do Acre estimula expansão de pequenos negócios que impactam diretamente na geração de emprego e renda

Raimundo Souza

Do Acre para o Brasil: enfermeiro compartilha sua jornada em trabalho dedicado ao SUS

Jamile Romano

PF deflagra operação contra fábricas clandestinas que adulteravam bebidas com metanol em cinco estados

Redacao

Educação do Acre realiza ato em homenagem ao Dia do Administrador

Redacao