35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com apoio do Estado, projeto que capacita alunos e professores no combate ao Aedes aegypti no Acre é lançado

Publicado em 12/05/2025

Com apoio do governo do Acre, o Instituto Sapien lançou nesta segunda-feira, 12, em parceria com o Ministério da Saúde, a edição 2025 do projeto Todos contra o Aedes aegypti, em Rio Branco. Com essa iniciativa, é esperado que mais de 15 mil alunos e 600 professores da rede pública de ensino sejam transformados em agentes efetivos no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em dez municípios do estado.

O projeto, que será colocado em prática em uma ação conjunta entre as secretarias de Estado de Saúde (Sesacre) e de Educação e Cultura (SEE), tem o objetivo de capacitar estudantes e docentes da rede pública, promovendo conscientização e engajamento no combate às arboviroses, principalmente à dengue. A proposta pretende transformar as escolas do ensino fundamental em polos de mobilização social, com foco na saúde e na prevenção de doenças.

Para a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, todas as pessoas têm capacidade significativa para mudar o cenário da dengue na região. “Nosso objetivo com essa ação conjunta é transformar a realidade. O Estado tem se preparado, ampliando leitos e promovendo a conscientização sobre a importância da vacina, mas é fundamental que a população também faça a sua parte”, destacou.

A iniciativa será implantada em dez municípios do Acre, sendo Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Capixaba, Feijó, Mâncio Lima, Senador Guiomard, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Tarauacá e Xapuri. Nessas localidades, alunos serão incentivados a atuar como multiplicadores de informação em suas comunidades, ajudando a identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor, além de promover ações educativas em suas casas.

O projeto também contempla a promoção de atividades lúdicas e interativas nas escolas, incluindo gincanas, concursos culturais com premiações em dinheiro, encenações teatrais e o uso de tecnologia de realidade aumentada. A expectativa é que, ao término das ações, as comunidades dos municípios participantes estejam mais conscientes sobre os perigos relacionados ao mosquito transmissor, e que o aprendizado adquirido pelos estudantes se estenda para além do ambiente escolar.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Operação Arama: Seis são presos por caça e pesca ilegais em floresta protegida no Amazonas

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco e Ministério Público alinham ações para agilizar credenciamento das creches municipais

Marcio Nunes

Marfisa Galvão é confirmada como pré-candidata a vice-prefeita de Marcus Alexandre

Marcio Nunes

Secretaria de Segurança do Acre registra redução de 19% nas mortes violentas intencionais

Jamile Romano

SASDH realiza trabalho de acolhimento e proteção de mulheres e crianças durante Carnaval da Família 2025

Raimundo Souza

Governo do Acre apoia Sebrae e parceiros no lançamento oficial do Selo de Indicação Geográfica do açaí de Feijó

Marcio Nunes