Uma alimentação saudável todos os dias é o que mantém a energia para trabalhar, estudar e seguir a vida com dignidade. Por isso, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), liderada pela vice-governadora Mailza Assis, tem reforçado os investimentos na oferta de refeições às famílias acreanas. Nesta segunda-feira, 1º, mais de cem moradores do loteamento Mutamba receberam, pela terceira vez, refeições de qualidade diretamente em suas casas.
Por meio da parceria com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que cedeu um espaço ao Estado para produção de marmitas diárias pela Cozinha Solidária Marielle Franco, no bairro Habitasa, mais adultos, crianças, idosos e pessoas com deficiência passam a ter refeições no prato na hora do almoço.
Com as duas cozinhas em funcionamento, do bairro da Paz e do Habitasa, são cerca de 500 marmitas produzidas por dia para beneficiar diferentes comunidades em vulnerabilidade social, de acordo com a coordenação, e com a próxima inauguração na comunidade Mutamba, o número pode chegar a mil pessoas beneficiadas por dia.
A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da pasta, Nilciany Vilaço, destaca que o termo de fomento entre a secretaria e a cozinha solidária fortalece ainda mais as iniciativas, que ajudam na compra de insumos e alimentos durante o ano.
“Mais um fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional através da SEASDH, que tem como secretária a nossa vice-governadora Mailza Assis, que trata essa pauta com zelo, com bastante carinho. Fazendo com isso, que a gente possa ofertar essas unidades de alimentação prontas para essa comunidade, que são 100 famílias, e com isso a gente vai trazer esse público à segurança alimentar e nutricional com uma comida de qualidade, uma comida bem feita, com alimentação nutricional, com verduras, e tratando assim o público do CadÚnico e Bolsa Família, dando dignidade ao direito à alimentação”, frisou.
A Maria Lucilene de Lima, moradora da ocupação, fala sobre a importância de ter o alimento garantido no prato: “É a terceira vez que a gente está recebendo a marmita aqui na comunidade, está sendo muito gratificante para a gente. Hoje tem muitas famílias que chegam da escola, outros vão para o trabalho, não dá tempo de fazer o almoço. Então aqui já chega, já está no horário de meio-dia, chega, pega a quantidade de marmita que a família está necessitando”, explicou.
[Agência de Notícias do Acre]

