24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com apoio do estado cooperativas extrativistas realizam Festival Internacional da Castanha

Evento acontece na Praça da Juventude, no centro de Epitaciolândia e atrai público específico do setor produtivo. Foto: Jairo Carioca

Com o apoio do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) a Cooperativa dos Extrativistas do Acre (Cooperacre) e a Cooperativa Agroextrativista do Alto Acre (Copaeb) lançaram na noite desta sexta-feira, 21, em Epitaciolândia, o Festival Internacional de Castanha.

O evento que acontece até este domingo, dia 23, contou com o apoio e a participação das prefeituras de Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, bem como de várias outras instituições parceiras. O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita destacou em seu discurso durante a abertura, a ligação do extrativismo florestal à economia estadual.

“O modelo tradicional de exploração da floresta, associado aos seringueiros e povos indígenas, tem sido gradualmente adaptado para práticas mais sustentáveis, impulsionadas por políticas públicas e incentivos à bioeconomia”, analisou Mesquita.

O secretário adjunto da Seagri, Edivan Maciel, ver o evento como uma oportunidade de unir a comunidade e incentivar a valorização dos produtos das florestas. “O estado por determinação do governador Gladson Camelí trabalha para fortalecer a agricultura familiar e o fortalecimento das cooperativas”, destacou Azevedo.

Titular da Seict visitou expositores e conheceu de perto produtos que agregam valor de mercado do setor da bioeconomia acreana. Foto: Jairo Carioca

O festival é uma vitrine para o setor empresarial da região. De acordo o presidente da Cooperativa de Pecuária, Agricultura e Extrativismo de Assis Brasil (Coopeab), José de Araújo, estão previstos investimentos acima de R$ 5,2 milhões em compras somente pela cooperativa este ano. Ele agradeceu a presença de todos e o esforço da comissão organizadora do evento.

“Hoje é um dia especial para a cultura da castanha em nossa região. Eu estou profundamente agradecido pela grandeza do evento e quero agradecer a todos que contribuíram, a todas autoridades presentes neste palco”, disse Araújo.

Representantes de secretarias de estado participam dos paineis de debates que acontecem até domingo, 23. Foto: Jairo Carioca

Para o Superintende da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), Manoel Monteiro, “o festival apresenta o melhor da gastronomia, artesanato, música e arte, e um amplo portfólio de produtos e serviços compatíveis com a floresta em pé”, afirmou. A iniciativa não só visa promover a cultura local, mas também reforçar a importância da conservação da floresta e da sustentabilidade.

Os deputados Pedro Longo, Edavlado Magalhães representaram a Assembleia Legislativa. O deputado federal Zé Adriano representou a Câmara dos Deputados. Perpétua Almeida se fez presente representando a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Neymar quer comprar ilha mais badalada dos famosos

Raimundo Souza

Governador Gladson Camelí recebe embaixador da Suíça para discutir parcerias estratégicas

Jamile Romano

Com a 1ª Mostra Norte Delas de Cinema, confira a agenda cultural deste fim de semana

Jamile Romano

Suspeito de matar a namorada a facadas em Mâncio Lima é preso pela Polícia Civil

Jamile Romano

Na capital, o Rio Acre volta a cair a 5 centímetros de seu mínimo histórico

Raimundo Souza

Um vídeo que circula nas redes sociais revela o desespero de um homem esfaqueado

Raimundo Souza