24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com apoio de emenda parlamentar, Acre destina R$ 1,5 milhão para manutenção da Zona de Processamento e Exportação do Acre

Atualizada em 06/07/2024 12:11

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e com apoio de emenda parlamentar do senador Alan Rick, destina R$ 1,5 milhão para investimentos na manutenção da Zona de Processamento e Exportação do Acre (ZPE).

Com a mudança da Lei Federal nº 11.508/2007, com alterações pelas leis nº 11.732/2008, 12.767/2012 e 14.184/2021, que permitem 100% de vendas para o mercado nacional, o modelo de ZPE se tornou um forte atrativo para empresários do mundo todo. A garantia foi dada durante reunião na Assembleia Legislativa do Acre, na última sexta-feira, 5.

Reunião envolveu o poder executivo, legislativo, a OCB e AZPE, na Assemblria Legislativa do Acre. Foto: Willamis França/Aleac

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, afirmou que a ZPE está pronta para receber empresários. Ele destacou que com a previsão de inauguração do Porto de Chancay para novembro deste ano, a zona se transforma numa grande oportunidade de servir como entreposto para entrada e saída de produtos que vêm da China.

“A ZPE se torna uma área estratégica para empresários que estão procurando o governo federal e o governo do estado, visando a importação e exportação de produtos. As empresas são livres para vender a parcela que quiserem de sua produção no mercado interno e isso tornou o projeto muito mais viável”, analisou Mesquita.

Para o senador Alan Rick, o objetivo é de fomento, os recursos vão ajudar o Acre a gerar emprego e desenvolvimento. “Temos tratativas de empresas que querem se instalar no estado e nós precisamos aperfeiçoar esse funcionamento. Precisamos dar as mãos para gerar riquezas”, acrescentou o senador.

Deputado Luiz Gonzaga foi interlocutor para a garantia dos recursos via gabinete do senador Alan Rick. Foto: Willamis França/Aleac

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, foi o principal interlocutor entre o governo do Acre e o gabinete do senador Alan Rick para a disponibilização dos recursos. O deputado fez uma visita técnica na área onde está a administração da ZPE em Senador Guiomard.

“Verificamos in loco as instalações da ZPE avaliando as manutenções que podem aperfeiçoar esse trabalho. Com as garantias do senador Alan Rick e recursos da bancada estadual e federal, certamente, damos um passo importante para o pleno funcionamento da instituição”, disse Gonzaga.

Recursos serão aplicados pela SEOP para manutenção do espaço localizado em Seador Guiomard. Foto: Arquivo

Incentivos para se instalar na ZPE Acre

– Concessão de área com infraestrutura pronta de um lote com um hectare para o galpão;

– Rota de exportação facilitada por meio de rodovias e portos do pacífico;

– As empresas da ZPE terão 100% de isenção do ICMS nas importações e nas compras no mercado interno;

– Incentivos fiscais estaduais (Via Copiai e Sefaz).

Diferenciais ZPE Acre

– Facilidade ao acesso nos mercados asiáticos, costa oeste americana e canadense;

– Incentivo do uso de matéria-prima regional;

– Utilização da marca Amazônia ZPE Verde;

– Posição tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia).

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Em audiência com o ministro da Justiça, Petecão pede reforço na estrutura e mais recursos para a segurança do Acre

Marcio Nunes

MPAC apura denúncia de intolerância religiosa em escola estadual

Jamile Romano

Banda Gaia anuncia retorno com músicos da formação original

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre anuncia suspensão temporária de serviços do sistema idpol.ac.gov.br para manutenção e modernização

Raimundo Souza

Juros do rotativo passam a ser limitados a 100% da dívida

Jamile Romano

Conselho Estadual de Fomento e Colaboração realiza capacitações

Marcio Nunes