30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com alcance expressivo, Pré-Enem Legal transforma trajetórias de mais de 14 mil alunos entre os 28,9 mil inscritos no Enem

Publicado em 24/09/2025

O programa Pré-Enem Legal tem se consolidado como uma das principais ferramentas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os estudantes da rede pública no Acre. Dados da divisão responsável pelo projeto mostram que as ações chegaram a mais de 14,5 mil estudantes, com investimento de R$ 34.366,78.

Segundo Humberto Miranda de Lima, chefe da divisão responsável pelo projeto, a iniciativa já se tornou parte da rotina das escolas, tanto na capital quanto no interior. Nas ações presenciais, como oficina, itinerância e aulões, foram registrados 9.535 estudantes e mais 5.008 visualizações foram contabilizadas em lives, podcasts e visualizações do site.

Programa Pré-Enem Legal tem se consolidado como uma das principais ferramentas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os estudantes da rede pública no Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O estado do Acre contabilizou 28.962 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma novidade dessa edição foi a inscrição pré-preenchida de 10.073 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública, dos quais 8.212 confirmaram a inscrição (81,52%). Do total de inscritos no estado, 21.116 são isentos e 7.846, pagantes.

“No início havia um certo receio sobre os benefícios reais do programa, mas hoje ele já é esperado pelas escolas e gestores. As aulas estão cada vez mais focadas, com mais conteúdo e mais tempo de dedicação. Passamos o dia inteiro com os alunos, abordando todas as disciplinas, inclusive redação”, afirmou.

Ele destacou que o crescimento do programa tem sido acompanhado por melhorias na estrutura e na metodologia, com professores especializados que conhecem a prova do Enem e conseguem motivar os estudantes, especialmente os que vivem em áreas mais afastadas.

Pré-Enem Legal é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Foto: Felipe Souza/Secom

Além das aulas presenciais, o projeto também investe fortemente na modalidade online, permitindo que os alunos tenham acesso a videoaulas, podcasts, lives e materiais didáticos a qualquer hora do dia.  “Hoje não tem como desvincular o Pré-Enem Legal das aulas presenciais e da parte online. O aluno pode acessar o conteúdo quando quiser, seja para assistir uma aula gravada ou para revisar com os slides que disponibilizamos”, explicou.

Outro ponto destacado por ele foi a facilidade na inscrição do Enem 2025, que veio pré-preenchida, algo inédito. Ele conta que isso ajudou muitos alunos que enfrentavam dificuldades com acesso à internet ou com os próprios dados pessoais.

“Com a inscrição pré-preenchida, bastava escolher a língua estrangeira e confirmar com a senha do GOV. As escolas montaram laboratórios e em poucos minutos os alunos já estavam inscritos”, disse.

Para o chefe da Divisão, o Pré-Enem Legal é hoje um projeto essencial para garantir que os estudantes da rede pública tenham condições reais de competir por uma vaga no ensino superior. “O programa cresceu, se fortaleceu e se tornou indispensável na agenda das escolas”, concluiu.

Lanna Tawanny fala da importância do projeto voltado para os alunos das escolas públicas. Foto: arquivo

Ampliação do acesso

Em ação itinerante, em junho, a equipe do projeto chegou a Santa Rosa do Purus, cidade de difícil acesso, levando toda a estrutura necessária para a preparação dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Paolino Maria Baldassari. A experiência teve um impacto marcante para Lanna Tawanny de Lima, que teve suas perspectivas transformadas a partir do contato com o projeto.

“Foi muito importante, pois nos orientou e esclareceu diversas dúvidas que tínhamos. Os professores foram extremamente didáticos, compartilharam muitas dicas e nos ensinaram como montar um cronograma de estudos eficaz, que realmente fará a diferença. Essas orientações vão nos ajudar a colocar em prática nosso plano de estudos, e nós, alunos do terceiro ano do ensino médio, somos muito gratos”, afirmou.

Para João Pedro Araújo, o Pré-Enem foi um divisor de águas. Estudante da Escola Djalma da Cunha Batista, em Tarauacá, ele afirma que o projeto fez toda a diferença em sua trajetória. Com o incentivo recebido, conquistou a tão sonhada aprovação no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Acre (Ufac), superando todas as expectativas, inclusive as dele mesmo.

“Conheci o Pré-Enem Legal por meio de uma visita à minha escola. Antes disso, eu sequer cogitava cursar o ensino superior. Não tinha perspectivas nem sonhos nesse sentido. Mas, dentro do projeto, me senti verdadeiramente acolhido por professores atenciosos, que me instruíram com os melhores conteúdos e estratégias para ingressar na faculdade”, relembra.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula anincia investimento de 50 milhões para hospital univrsitáio no Acre

Marcio Nunes

Ministros do STF não descartam plano de fuga de Bolsonaro em andamento com Eduardo nos EUA

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco é convidada a participar da 37ª Feira Internacional de Turismo em Gramado (RS)

Marcio Nunes

Tebet: Pec da Blindagem é risco à democracia e não interessa ao país

Redacao

Emenda da deputada Meire Serafim garante R$ 2,3 milhões para construção do IML em Sena Madureira

Raimundo Souza

Marcus Alexandre diz estar confiante na vontade de mudança do povo dos bairros

Raimundo Souza