25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com aeronave Harpia 3, Estado realiza atendimento emergencial no Juruá e salva criança indígena com problemas respiratórios

Equipe médica desloca-se para atendimento em comunidade indígena. Foto: cedida

O helicóptero Harpia 3, pertencente ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou no sábado, 12, uma operação emergencial aérea no Vale do Juruá, prestando atendimento a uma criança indígena de apenas dois anos com quadro respiratório grave. A ação, se deu em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), na Aldeia São Luiz, localizada às margens do Rio Humaitá, no município de Tarauacá, próximo à região do Jordão.

A aldeia está situada em uma área de difícil acesso, onde o trajeto até a cidade de Tarauacá pode levar vários dias por via fluvial, passando pelos rios Humaitá, Mutum e Tarauacá. Graças à mobilização rápida do Ciopaer, a missão de resgate foi concluída em apenas duas horas.

A equipe de atendimento foi composta por um médico e um enfermeiro, que prestaram os primeiros socorros à criança ainda na comunidade e garantiram sua estabilização até a chegada à unidade hospitalar mais próxima.

Segundo a coordenadora regional de saúde,  da Sesacre, no Juruá, Diani Carvalho, a atuação do Harpia 3 representa um marco importante para a assistência emergencial nas regiões mais isoladas do estado. “Esse resgate demonstra a importância da integração entre os serviços de saúde e os recursos aéreos do Estado. O Harpia 3 chegou para salvar vidas e reduzir distâncias que historicamente dificultavam o acesso a atendimentos urgentes”, destacou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fecomércio Ac oferece oficinas e palestras gratuitas para micro e pequenas empresas em parceria com o Sebrae

Jamile Romano

Corpus Christi : procissão leva centenas de fiéis às ruas de Rio Branco

Jamile Romano

Iapen apresenta avanços da Justiça Restaurativa no sistema prisional acreano durante 1º encontro estadual

Raimundo Souza

Reconhecimento e emoção marcam histórias de jornalistas vencedoras do 2º Prêmio de Comunicação do Acre

Redacao

Segurança faz mais de mil atendimentos psicológicos para servidores da pasta

Raimundo Souza

Novo decreto reformula cronograma de isenção da carteira de identidade nacional no Acre

Marcio Nunes