33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Com 14 anos de história, Maternidade de Cruzeiro do Sul é referência no interior do Acre

Publicado em 31/08/2025

Referência na região, maternidade já realizou 38.822 partos ao longo de sua história. Foto: Édson Fernandes/Secom

O Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, conhecido popularmente como Maternidade de Cruzeiro do Sul, completou neste mês de agosto 14 anos de assistência materno-infantil, consolidando-se como a principal referência do interior do Acre.

Inaugurada em 2011, a unidade atende gestantes e crianças de todos os municípios do Vale do Juruá: Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá e Feijó. Além de municípios do sudoeste do Amazonas, como Guajará, Ipixuna e Eirunepé.

Desde sua inauguração, a maternidade já realizou 38.822 partos, sendo 53% normais (20.168) e 47% cesarianas (19.076), com uma média anual de 2.773 procedimentos.

Além disso, a unidade realiza consultas especializadas em ginecologia e obstetrícia de alto risco, exames como mamografia e ultrassonografia, além de cirurgias ginecológicas eletivas.

Com estrutura de média e alta complexidade, a Maternidade conta ainda com 10 leitos de UTI Neonatal, garantindo assistência integral e de qualidade para mães e recém-nascidos.

Somente em 2024, foram registrados 12.617 atendimentos de urgência e emergência, com média de 34 por dia. Já em 2025, até junho, o número chegou a 6.837 atendimentos, o que corresponde a uma média diária de 38.

Histórias que marcam vidas

“Fui muito bem cuidada e não senti nada”, disse Lídia de Souza. Foto: Emanoely Oliveira/Sesacre

Mais do que números, a Maternidade é palco de histórias de acolhimento e esperança. A jovem Lídia de Souza destacou a segurança encontrada no atendimento: “Eu nem esperava estar aqui agora, mas por um acaso precisei vir até a maternidade fazer um exame e descobri que minha neném estava com 4 quilos. A doutora prontamente se disponibilizou para fazer minha cesariana e eu confiei na equipe. Fui muito bem cuidada e não senti nada.”

Já Kevili Santos, transferida de Marechal Thaumaturgo pelo TFD e que teve parto normal, ressaltou a dedicação dos profissionais: “Cheguei até aqui transferida de Marechal Thaumaturgo e, desde o dia que cheguei na maternidade, fui muito bem assistida e atendida. Gostei da dedicação e da experiência de cada profissional.”

Compromisso com a vida

Para a gerente da unidade, Iglê Monte, os 14 anos de história da Maternidade traduzem uma trajetória de avanços e dedicação contínua: “Ao longo dos anos, o serviço vem sendo qualificado com importantes incrementos em recursos materiais e humanos. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas a cada etapa buscamos melhorar cada vez mais.”

Já a coordenadora Regional de Saúde do Juruá, Diani Carvalho, reforça que o serviço é um marco para toda a região: “Como chefe da Coordenação Regional de Saúde do Juruá, acompanho de perto o trabalho que vem sendo realizado e posso afirmar, com muito orgulho, que esse serviço tem transformado realidades. É certo que a busca pela qualidade e excelência são constantes e é uma preocupação real do governo. Dessa forma, estamos investindo na qualificação dos profissionais. Isso é fruto do empenho incansável de toda a equipe multiprofissional da maternidade, formada por profissionais comprometidos com a vida e com o bem-estar das nossas famílias.”

Com apenas 14 anos de existência, a Maternidade de Cruzeiro do Sul já se consolidou como uma das estruturas mais importantes da saúde pública acreana, garantindo assistência de qualidade, salvando vidas e contribuindo para o desenvolvimento humano e social de toda a região.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Audiência pública celebra os 75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Marcio Nunes

Fake News: Comissão Eleitoral da OAB/AC determina que Chapa 5 apague publicações com notícias falsas

Marcio Nunes

MPAC realiza vistoria em abrigo para famílias indígenas afetadas pela cheia do Rio Acre

Jamile Romano

Secretário de Saúde de Rio Branco fala sobre novas contratações e detalha ações de combate à dengue

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco estuda mudar retorno na Valdomiro Lopes para melhorar trânsito

Marcio Nunes

Governador Gladson Camelí assina contrato para construção de casas populares em Plácido de Castro

Marcio Nunes