25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Com 108 assinaturas, impeachment de Lula já tem destino certo com Lira

Publicado em 20/02/2024

A despeito das mais de 100 assinaturas reunidas na Câmara, entre deputados de oposição e até de partidos da base aliada do governo, o pedido de impeachment de Lula que deve ser protocolado nesta terça-feira (20/2) já tem destino certo: vai repousar em alguma gaveta do gabinete de Arthur Lira.

O presidente da Câmara não vem dizendo publicamente o que vai fazer em relação ao pedido contra o presidente, mas a expectativa de aliados próximos a ele é que Lira não faça nada e sente em cima do papel.

Ou seja: se aceitar o pedido está fora de cogitação, tampouco Arthur Lira o arquivará, o que desagradaria a oposição na Câmara.
O pedido de impeachment de Lula foi articulado depois da comparação feita pelo petista entre a guerra em Gaza e o Holocausto, que deflagrou uma crise diplomática com Israel. A justificativa da oposição é que o presidente expôs o Brasil ao perigo de guerra, conduta que configuraria crime de responsabilidade.

Para protocolar um pedido de impeachment, são necessárias 171 assinaturas. Até o fim dessa segunda-feira (19/2), 108 deputados haviam apoiado a iniciativa.

 

[Metrópoles]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Michelle Bolsonaro desponta como maior herdeira política do marido e mira Senado

Raimundo Souza

Bolsonaro processa Boulos por associá-lo à morte de Marielle Franco

Jamile Romano

Lula tem reuniões bilaterais com 11 líderes globais neste domingo

Raimundo Souza

Câmara Municipal debate sobre os desafios na promoção da saúde renal

Jamile Romano

Trump declara espaço aéreo da Venezuela “totalmente fechado”, surpreende autoridades dos EUA e provoca reação do governo Maduro

Raimundo Souza

Um dia vou convencer Trump de que a mudança climática é séria, diz Lula na COP30

Raimundo Souza