24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Cirurgião plástico leva experiência do Acre ao 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica

Atualizada em 02/11/2024 16:01

O cirurgião plástico Felipe Queiroga, que integra a equipe do Programa de Reabilitação e Assistência aos Fissurados da Face (Praff), da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), fez história nesta semana ao representar não apenas o Acre, mas a região Norte, no 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que ocorre em João Pessoa (PB).

Evento ocorre de 30 de outubro a 2 de novembro em João Pessoa (PB). Foto: cedida

O evento, que começou no dia 30 de outubro, vai até o domingo, 2 de novembro, e representa um espaço fundamental para a atualização e troca de conhecimentos entre profissionais da área. A cirurgia plástica, que abrange tanto aspectos estéticos quanto reconstrutivos, continua a evoluir rapidamente, e eventos como este são fundamentais para que os cirurgiões se mantenham informados sobre as últimas técnicas, inovações tecnológicas e práticas seguras. Para tanto, participam do congresso tanto profissionais do Brasil quanto de outros países.

“O congresso traz temas de diversas especialidades, desde a parte estética às várias áreas de atuação da cirurgia plástica reparadora. O ponto alto pra mim foi o encontro Workshop Simulare, com o Dr. David Fisher, um dos principais cirurgiões plásticos do mundo de fissuras craniomaxilofaciais, inventor de uma técnica muito famosa e consagrada atualmente, que é uma técnica que eu, inclusive, utilizo nos meus pacientes de fissuras faciais na Fundhacre”, explicou Felipe Queiroga.

O cirurgião plástico do Acre, Felipe Queiroga, ao lado de David Fisher, cirurgião plástico reconhecido internacionalmente por sua experiência em cirurgias pediátricas, especialmente na correção de fissuras labiopalatinas. Foto: cedida

O cirurgião plástico Felipe Queiroga reforça que outro ponto importante é a oportunidade de networking que o congresso proporciona. “Eu conheci o David Fisher. A gente conversou, falei da minha experiência na Amazônia Ocidental (…). O assistente do Dr. Fisher foi o professor doutor Nivaldo Alonso, que foi meu chefe no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, onde fiz minha especialização nesta área. Pra mim é algo histórico, que vai ficar marcado, porque nem todo mundo tem a oportunidade de conhecer de perto um dos ‘papas’ da cirurgia plástica craniofacial. Então, representar o Acre, a região Norte e o Praff foi uma experiência única”, frisou o cirurgião, que não apenas conheceu o autor da técnica que utiliza, como pôde compartilhar a experiência do Acre no Praff.

Praff é uma iniciativa do governo do Estado, em parceria com a ONG Smile Train e oferece tratamento completo e multidisciplinar para pacientes de todas as idades que necessitam de correções cirúrgicas e terapias relacionadas às fissuras labiais e palatais.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Fala de Lula gera atrito com chefe da Anvisa, que faz carta aberta

Raimundo Souza

Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda

Jamile Romano

Semulher realiza primeiro encontro do programa Mulheres Recomeçando para vítimas de violência doméstica

Marcio Nunes

Obra em parceria com o Estado, governador Gladson Cameli conhece novo Portal de Acolhimento na Cidade da Justiça

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco lança Campanha Novembro Azul com foco na prevenção ao câncer de próstata

Marcio Nunes

Governo inicia inscrições para cursos gratuitos em diversas áreas visando ofertar qualificação profissional à população

Jamile Romano