Publicado em 16/01/2026
O transbordamento de igarapés e rios em diversas regiões do Acre elevou o nível de alerta nas cidades atingidas e levou a Energisa a acionar, nesta sexta-feira (16), seu Plano de Contingência. A concessionária informou que mantém monitoramento permanente das áreas afetadas, em articulação direta com a Defesa Civil, com foco na segurança da população e na prevenção de acidentes envolvendo a rede elétrica.
Segundo a distribuidora, até a manhã desta sexta-feira não havia registro de residências sem fornecimento de energia elétrica no estado por motivo de segurança relacionado às alagações. No entanto, a empresa alerta que, com a elevação do nível da água, poderá ser necessária a interrupção temporária do fornecimento em pontos específicos, como medida preventiva. O serviço é restabelecido assim que as condições de segurança são garantidas. Paralelamente, equipes técnicas seguem realizando inspeções nas áreas impactadas.
A Energisa reforça que situações de enchente aumentam significativamente os riscos envolvendo eletricidade, exigindo atenção redobrada da população. O coordenador da Energisa Acre, Jhony Poças, destacou a importância de evitar qualquer contato com instalações elétricas em áreas alagadas.
“Em casos de inundação em residências ou estabelecimentos, é essencial não tocar em instalações elétricas e, sempre que for seguro, desligar o disjuntor interno para evitar curtos-circuitos e choques elétricos”, orientou.
Entre as recomendações repassadas pela concessionária estão manter distância de árvores e estruturas altas, como torres de energia e telefonia; não se aproximar de fios partidos ou caídos; evitar o manuseio de bombas d’água; não entrar em áreas alagadas próximas a postes, caixas de energia ou medidores; desligar o disjuntor geral caso a água invada o imóvel, desde que haja segurança; não tocar em tomadas, fios ou aparelhos molhados; retirar eletrodomésticos da tomada; não tentar restabelecer a energia por conta própria após a enchente; e evitar subir em telhados, muros ou lajes durante o período de alagamento, especialmente em locais próximos à fiação elétrica.
Em situações de risco envolvendo a rede elétrica, como fios caídos ou água próxima a medidores de energia, a população deve acionar imediatamente a Energisa por meio do telefone 0800 647 7196, do WhatsApp da assistente virtual Gisa, pelo número (68) 99233-0341, ou pelo aplicativo Energisa On.

