24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Cheia no Acre: Solidariedade e ajuda humanitária pautam encontro com ministros em Brasiléia

O governador Gladson Cameli e os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, lideraram nesta última segunda-feira, 4, no auditório do Senac, em Brasileia, uma importante reunião de reconhecimento e união para discutir as ações necessárias nos municípios atingidos pelas cheias dos rios acreanos.

A presença dos prefeitos Fernanda Hassem (Brasileia), Sérgio Lopes (Epitaciolândia), Bira Vasconcelos (Xapuri), Jerry Correia (Assis Brasil) e Camilo da Silva (Plácido de Castro) trouxe relatos impactantes sobre os efeitos da alagação em seus territórios. Todos agradeceram o grande empenho do governador Gladson Cameli na ajuda aos municípios, destacando a disponibilização de toda a máquina pública do Estado para reforçar as ações de auxílio aos desabrigados.

Em sua declaração, o governador Gladson Cameli reforçou a importância de um planejamento eficiente, destacando a proposta de realocação da população atingida para áreas mais seguras. Agradeceu a presença e colaboração de todos, ressaltando o compromisso conjunto para agir em prol da população necessitada.

“Elaboraremos um planejamento, usando as palavras da ministra Marina Silva, dentro de um conceito de normas e diálogo. Precisamos, de fato, não apenas concluir, mas estabelecer a pedra fundamental de realocar a população atingida. Agradeço a todos pela presença e compromisso. Vamos agir, pois a população precisa de nossa ajuda agora”, reafirmou o governador.

O ministro Waldez Góes registrou solidariedade ao Acre e reconheceu o trabalho dos gestores acreanos na situação de emergência. Comprometeu-se a superar burocracias para respostas rápidas e informou que o ministério já aprovou 16 planos de trabalho, destinando R$ 24 milhões em ajuda humanitária para as prefeituras atingidas.

“Registramos mais uma vez nossa solidariedade ao Acre e reconhecemos o trabalho incrível dos gestores acreanos na situação de emergência. Mobilizaremos todos os recursos necessários, superando burocracias para respostas rápidas”, reforçou o ministro.

A ministra Marina Silva destacou a necessidade de agilizar o apoio em situações de emergência e defendeu a aprovação de leis para facilitar esse processo. Ressaltou que as mudanças climáticas afetarão a todos, independentemente de ideologias.

Nesse cenário, o senador Sérgio Petecão reforçou a necessidade de priorizar os interesses da população, deixando as discussões políticas de lado. Já o senador Alan Rick expressou sua preocupação com os produtores rurais e se comprometeu a buscar planos de apoio para reinício de suas atividades.

“É momento de deixar as discussões políticas de lado e priorizar os interesses da população. Precisamos de soluções definitivas, como a mudança da população atingida para áreas mais seguras”, reforçou o senador Petecão.

Também estiveram presentes a deputada federal Antônia Lúcia, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga, e o deputado estadual Tadeu Hassem.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre prepara recuperação de 3.500 km de ramais por meio da Operação Ramais do Acre 2024

Marcio Nunes

Vice-governadora Mailza Assis assina termos de fomento para realização da reforma do Lar dos Vicentinos

Raimundo Souza

Governador anuncia convocação de mais de 2,6 mil servidores aprovados no maior concurso da Educação a partir de dezembro

Marcio Nunes

No Dia do Orgulho LGBTQIA+, governo do Acre impulsiona políticas afirmativas buscando promover igualdade

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli autoriza abertura de estudos para execução de dois novos concursos públicos para a Procuradoria-Geral do Estado

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza Assis participa de comemoração do Dia das Crianças na zona rural de Mâncio Lima

Raimundo Souza