26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Cheia atinge pelo menos 17 bairros em Rio Branco, diz Defesa Civil; prefeitura mobiliza equipes de apoio

Publicado em 23/02/2025

*Com colaboração do CONTILNET

Ação emergencial das autoridades para garantir a segurança e o apoio às vítimas das enchentes

As fortes chuvas que atingiram Rio Branco resultaram em uma enxurrada que afeta cerca de 17 bairros da capital acreana. De acordo com o Tenente-Coronel Falcão, coordenador da Defesa Civil, cerca de 1,2 mil famílias podem ter sido impactadas, incluindo pessoas atingidas, desalojadas e desabrigadas.

Pelo menos 21 pessoas encontram-se temporariamente acolhidas no abrigo público da prefeitura de Rio Branco, enquanto cerca de 200 pessoas foram levadas para casas de familiares.

Trabalho intenso de limpeza nas ruas de Rio Branco após as fortes chuvas e enxurradas/Foto: Ascom

“Então, a gente está fazendo um levantamento mais preciso, mas preliminarmente estamos calculando que, aproximadamente, entre mil e mil e duzentas famílias foram afetadas, atingidas. Nós estamos distribuindo material de limpeza em todas elas, aí a gente vai ter uma contagem melhor em instantes”, explica Falcão.

Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Rio Branco e a Defesa Civil intensificaram as ações de apoio à população. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão atuando nos locais afetados, oferecendo assistência médica e orientações sobre os cuidados necessários neste período, incluindo o consumo seguro de água e alimentos, além da prevenção contra doenças e animais peçonhentos.

Equipes da Defesa Civil auxiliam no transporte das famílias afetadas pelas enchentes em Rio Branco/Foto: Ascom

A distribuição de produtos de limpeza também está sendo realizada, garantindo condições sanitárias mínimas para os moradores que começam a retornar às suas casas. O trabalho de monitoramento e suporte continuará sendo feito por equipes da prefeitura, visando minimizar os impactos da enchente e garantir a segurança das famílias afetadas.

Veja fotos:

 

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre reduz em 13% o número de mortes violentas

Marcio Nunes

MPAC alerta sobre golpes que utilizam nomes falsos de promotores para extorquir vítimas

Jamile Romano

Dengue matou mais que covid em 2024; alta foi de 400% nos óbitos em um ano

Raimundo Souza

Comitê de Fronteira Sul Brasil – Peru se reúne para discutir integração e desenvolvimento socioeconômico das regiões fronteiriças

Marcio Nunes

Sine oferta 208 vagas para emprego de carteira assinada nesta sexta-feira, 27

Jamile Romano

Secretaria de Segurança promove Dia da Família na escola Humberto Soares da Costa

Raimundo Souza