Atualizada em 14/05/2024 11:17
Gaúchos que vivem no Acre também se mobilizam para ajudar os conterrâneos que enfrentam a maior calamidade da história do Rio Grande do Sul (RS). O Centro de Tradições Gaúcha do Acre Cel. Plácido de Castro (CGT) arrecada roupas, principalmente agasalhos, alimentos não perecíveis, sapatos e água portável.
A campanha ‘SOS Pelo Rio Grande do Sul’ é feita em parceria com a Polícia Rodoviária (PRF-AC), a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Sest-Senat e uma rádio local.
Nesta terça-feira (14), já será enviado um caminhão com mantimentos, quase mil fardos de água e diversos outros produtos.
As doações podem ser deixadas nos seguintes pontos:
- CGT Cel. Plácido de Castro – Rua Hermínio de Melo, Vila da Amizade
- Secretaria de Estado de Agricultura – Avenida Nações Unidas, 7º BEC
- Sede da Superintendência da PRF no Acre (das 7h às 17h) – Avenida Epaminondas Jacomé, Centro de Rio Branco
- Unidade Operacional da PRF de Xapuri, no km 237 da BR-317, no interior do Acre
- Unidade Operacional da PRF Santa Cecília, no km 115 da BR-364, saída de Rio Branco
- Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Acre (Seasdh) – Avenida Nações Unidas, 2731, bairro Estação Experimental.
- Gollog: rotatória da AABB, em Rio Branco
- Agências do Banco do Brasil
- Agências dos Correios
Sest Senat – Rodovia AC-40, km 02, Vila Acre.
As equipes estão recebendo:
- Água potável
- Agasalhos
- Roupa de cama
- Toalhas
- Calçados
- Meias
- Fraldas descartáveis
- Absorventes
- Lenço umedecido
- Sabonete
- Creme dental
- Escova de dente
- Alimentos não perecíveis
Com mais duas mortes confirmadas nesta segunda-feira (13), o Rio Grande do Sul chegou a 147 vítimas dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. O boletim da Defesa Civil ainda contabiliza 127 desaparecidos e 806 feridos.
O número de pessoas fora de casa é de 617 mil. No total, 79,5 mil estão em abrigos e 538 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).
“É algo que nunca vimos, estamos tentando ajudar. Amanhã vai um caminhão carregado de mantimentos, mais de mil fardos de água. Agradecemos muito quem puder doar, precisamos muito de roupa de frio porque tá chegando um frio lá no Sul. Então, precisamos muito de agasalhos para as pessoas”, pediu um dos responsáveis pela mobilização aqui no Acre, Mário Gaúcho.
Mobilização no Acre
No último dia 9, o Serviço Social da Indústria no Acre (Sesi), a Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) enviaram doações de 23 toneladas de alimentos, 9 toneladas de material de limpeza, 50 geladeiras, 50 fogões e 254 colchões para os atingidos pelas inundações no Rio Grande do Sul, no sul do país.
Em Cruzeiro do Sul, a Associação Comercial da cidade (Acecs) também está com uma campanha para arrecadar valores e ajudar a cidade de mesmo nome, no interior do Rio Grande do Sul. O presidente da Acisa, Luiz Antônio Cunha, explicou que a campanha nasceu dentro da associação como forma de um gesto concreto de solidariedade ao povo gaúcho.
Também no último dia 9, o governo do Acre enviou um oficial, três militares do Corpo de Bombeiros, uma embarcação, uma viatura e equipamentos de proteção individual e de salvamento para socorro às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.
Todos os profissionais são especialistas em desastre e pilotagem de embarcações. A equipe viaja de de carro e a expectativa é que a chegada em Porto Alegre aconteça entre quinta (16) ou sexta (17).
[G1]