23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

CCJ da Câmara nega recurso contra cassação do mandato de Glauber Braga

Publicado em 29/04/2025

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta terça-feira (29), o recurso apresentado pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) contra o parecer do Conselho de Ética que recomendou a cassação do mandato do parlamentar fluminense.

Por 44 votos favoráveis a 22 contrários, os parlamentares da CCJ aprovaram o parecer do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), que não reconheceu os apelos da defesa de Glauber para nulidade da decisão do Conselho de Ética.

Agora, o processo deve ir ao plenário da Câmara em 60 dias, segundo acordo com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O acordo foi firmado depois de nove dias de greve de fome de Glauber contra a cassação.

Glauber responde por ter agredido um provocador do Movimento Brasil Livre (MBL) nos corredores da Câmara, que ofendeu a mãe do deputado que estava em estágio avançado de Alzheimer e veio a falecer menos de um mês depois do incidente.

Apesar da representação contra o deputado ser por agressão, Glauber sustentou, em sua defesa, que está sendo cassado por outros motivos.

Glauber sustenta que está sendo cassado devido a uma articulação do ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), devido às denúncias que faz do chamado orçamento secreto. Lira nega as acusações.

O orçamento secreto é o nome dado ao mecanismo de execução de recursos públicos pelo Congresso que viria a ser suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falta de transparência no uso de bilhões do orçamento da União.

Ainda em sua defesa, o deputado do PSOL questionou o que os deputados da CCJ fariam se a mãe deles estivesse em uma situação de Alzheimer avançado.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Branco avança no atendimento à primeira infância e amplia vagas em creches com grandes investimentos

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre é inserida em ferramenta utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas

Raimundo Souza

Num acidente ocorrido na BR-364, uma criança de 9 anos perdeu a vida e seus familiares ficaram feridos.

Raimundo Souza

Em fase de finalização, governadora em exercício Mailza visita obra da Ponte da Sibéria, em Xapuri

Redacao

Educação do Acre realiza 2º Seminário de Psicologia para fortalecer a atenção psicossocial nas escolas

Marcio Nunes

Prefeitura esclarece motivos que levaram à retirada das bancas de ambulantes nas imediações do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

Raimundo Souza