31.4 C
Rio Branco
terça-feira, 20 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Casos de vírus Mayaro aumentam no Acre em 2025 e ultrapassam anos anteriores

Atualizada em 20/05/2025 08:33

O número de casos confirmados do vírus Mayaro no Acre teve um aumento significativo nos primeiros cinco meses de 2025. Segundo o boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), foram registrados 12 casos positivos entre janeiro e maio deste ano, superando os 9 casos notificados no mesmo período entre 2023 e 2024. O crescimento representa um aumento de aproximadamente 33%.

Além dos casos confirmados, também houve uma alta expressiva no número de exames realizados: 7.625 amostras foram testadas em 2025, contra 4.714 no mesmo período anterior. Apesar do avanço nas notificações, não houve registro de mortes relacionadas à doença em nenhum dos períodos avaliados.

O que é o vírus Mayaro?
A febre de Mayaro é uma doença viral transmitida principalmente por mosquitos silvestres do gênero Haemagogus, comuns em áreas de floresta. A infecção causa sintomas semelhantes aos da dengue e da chikungunya, como:

Febre baixa

Dores intensas nas articulações

Dor de cabeça e sensibilidade à luz

Erupções avermelhadas na pele

Tontura

Calafrios

Náuseas

Dores musculares

Inchaço e inflamação nas articulações

A recomendação das autoridades de saúde é que, ao apresentar sintomas suspeitos, a população busque atendimento médico imediato para diagnóstico e tratamento adequado.

Alerta para áreas urbanas
Embora o vírus ainda esteja concentrado em regiões de mata, estudos indicam que mosquitos urbanos, como o Aedes aegypti (vetor da dengue, zika e chikungunya) e até mesmo o Culex, conhecido como pernilongo comum, podem ser capazes de transmitir o Mayaro. A possibilidade de urbanização da transmissão tem gerado preocupação entre especialistas, devido ao risco de surtos em áreas densamente povoadas.

 

Artigos Relacionados

Prefeitura anuncia construção de creche com berçário no Bairro Defesa Civil

Jamile Romano

Acre fecha junho com gasolina acima de R$ 7, diz ANP

Jamile Romano

Gestão de Riscos: A bússola estratégica para o futuro das organizações

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco luta contra o tempo para resolver problemas das ETAS e normalizar abastecimento de água na capital

Jamile Romano

Acre teve mais de 500 gestantes infectadas por sífilis em 2023, diz Ministério da Saúde

Jamile Romano

Santa Cruz do Acre e Flamengo: Mais de 10 mil pessoas são esperadas para amistoso, que marca reabertura do Arena da Floresta

Jamile Romano