28.4 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Casos de síndromes gripais ultrapassam 8,5 mil no Acre e superam números de 2024

Atualizada em 12/05/2025 08:33

O Acre registrou um crescimento nas consultas por síndromes gripais nas primeiras semanas de 2025. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), entre as semanas epidemiológicas 1 e 18, foram contabilizados 8.515 atendimentos nas três unidades sentinelas do estado.

Esse número supera o total registrado no mesmo período de 2024, quando foram realizadas 8.353 consultas por síndromes gripais, segundo dados oficiais da Sesacre.

O levantamento também aponta uma mudança no perfil das pessoas mais acometidas por doenças respiratórias agudas. Em 2024, a maioria dos casos estava concentrada em adultos jovens, entre 20 e 29 anos. Já em 2025, a faixa etária mais afetada passou a ser de 20 a 39 anos.

Os exames laboratoriais realizados neste ano indicam a presença predominante dos vírus SARS-CoV-2, Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Influenza A (não subtipado) e Influenza B em circulação no estado.

Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), os números de 2025 estão dentro do esperado: foram notificados 872 casos nas primeiras 18 semanas do ano. Esse dado é semelhante ao de 2024, que teve 920 casos, e superior ao de 2023, com 669 registros.

Situação preocupa na pediatria
Na capital, Rio Branco, a situação é mais delicada no atendimento pediátrico. O aumento dos casos de SRAG em crianças tem pressionado a rede hospitalar, deixando os leitos de UTI e de enfermaria do Hospital da Criança próximos da ocupação total.

Segundo o painel de monitoramento da Sesacre atualizado nesta quarta-feira (7), dos 20 leitos de UTI pediátrica, apenas três estavam disponíveis. Já entre os 50 leitos clínicos de enfermaria, somente um permanecia vago.

A maior parte dos casos está associada ao Vírus Sincicial Respiratório, principal responsável pelo aumento nos casos de bronquiolite — uma infecção que atinge especialmente bebês com até dois anos de idade.

Para tentar conter a demanda, a Sesacre abriu 20 novos leitos de UTI semi-intensiva e mais 10 de enfermaria no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).

Artigos Relacionados

Na segunda noite da Expoacre, governador concede entrevistas e fala de obras, economia e projeções

Raimundo Souza

Núcleo de Matemática oferta oficina de redação para os alunos da Escola Sebastião Pedrosa

Raimundo Souza

Polícia Civil recupera motocicleta furtada em área de difícil acesso de Plácido de Castro

Raimundo Souza

Governo divulga resultados preliminares de exames e perícias do concurso do Iapen

Jamile Romano

Boletim Rios do Acre!

Raimundo Souza

Governo divulga campanha e programas para crianças e pessoas com deficiência na Expoacre

Jamile Romano