24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreUncategorized

Casos de dengue aumentam 359,7% nas primeiras semanas de 2024

Atualizada em 06/03/2024 16:06

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta semana novo Boletim Epidemiológico das arboviroses no estado. De acordo com o levantamento, elaborado pelo Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial (NDTV), os casos de dengue aumentaram 359,7% no período entre as semanas epidemiológicas 1 a 9/2024, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Conforme o levantamento, há 6.510 casos prováveis, dos quais 1.174 foram confirmados. A incidência, portanto, foi de 784,3 casos por cada 100 mil habitantes, o que explica o percentual de aumento. Dos 22 municípios acreanos, 21 tiveram casos registrados.

“É importante destacar que, apesar do aumento, que já era esperado para essa época do ano, nós não tivemos nenhuma morte por dengue no Acre nesse período. O governo do Acre, por meio da Sesacre, está fazendo seu papel. Inclusive, nos antecipando a uma possível gravidade da situação, entregamos em fevereiro 18 novos leitos de UTI, representando um investimento de 1,7 milhão de reais para garantir atendimento de qualidade à população”, ressaltou o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal.

Mas, além das ações do Estado, frisou que é preciso também que a população faça a sua parte e não deixe o Aedes aegypti se proliferar, tendo os cuidados que todos conhecem e precisam colocar em prática.

O informativo da NDTV também traz dados sobre outras arboviroses. Os casos de chikungunya, por exemplo, aumentaram 975%, se comparado ao mesmo período de 2023. Foram 86 casos prováveis, dos quais 42 foram confirmados em 11 municípios.

Ocorrências de zika vírus também subiram 300%, sendo 40 casos prováveis e três confirmados em seis municípios.  Quanto aos casos de mayaro foram 11 amostras testadas, das quais sete foram confirmadas em quatro cidades acreanas. No caso da febre do oropouche, foram 505 amostras testadas, com 217 confirmações em um total de 16 municípios.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Petecão propõe projeto de lei para combater os crimes de piratarias nos rios da Amazônia

Marcio Nunes

Gabinete de Crise se reúne em Cruzeiro do Sul para debater ações prioritárias no enfrentamento a seca extrema

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli confirma encontro com Marcus Alexandre para selar possível aliança

Marcio Nunes

MPF pede em ação que pecuarista pague R$ 200 mil por destruição de geoglifos em fazenda no Acre

Jamile Romano

Governo do Acre lança 2º Prêmio de Comunicação em noite de homenagens e reconhecimento aos profissionais da área

Jamile Romano

Acre é o estado da Amazônia Legal com menos alertas de desmatamento na 1ª quinzena de janeiro

Jamile Romano