24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Casa do Artesanato Acreano registra faturamento de R$ 240 mil com peças de 112 artesãos

O artesanato é uma das formas de mostrar a riqueza cultural de uma região e dos povos que ali habitam. É com essa diversidade de peças que o Acre encanta os turistas e os nativos na Casa do Artesanato Acreano, que registra um total de faturamento de R$ 241.814,95, entre janeiro e 25 de agosto.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), o estabelecimento tem sido um dos locais mais visitados para compra de peças locais e suvenires. Localizada em frente ao Calçadão da Gameleira, um dos cartões portais de Rio Branco, a Casa do Artesanato Acreano reúne peças de cerâmica, biojoias, cestos de cipó e palha, produtos de látex, artesanato indígena e peças de marchetaria.

Para o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, a atividade vai além da economia: “Representa a identidade e a cultura dos nossos povos. Além de fortalecer a renda de centenas de famílias, o artesanato promove inclusão social, estimula o turismo e projeta o Acre no cenário nacional e internacional.”

O artesão Antonio Kléder Bezerra, que produz biojoias há 22 anos, utilizando resíduos madeireiros e sementes, expõe e comercializa na Casa do Artesanato Acreano há três anos e destaca que a oportunidade é valiosa.

Kleder Bezerra trabalha com artesanato há 22 anos. Foto: Bianca Muniz/Sete

“Trabalho fazendo acessórios como anéis, brincos, colares, pulseiras e braceletes. Hoje também estou entrando na parte de decoração, com colares de parede e mesa. Uso nas minhas peças, basicamente, sementes e madeiras, junto a essas matérias primas o couro, fios de algodão e metais. Na Casa do Artesanato nós ganhamos mais vendas e visibilidades, é uma oportunidade que não dá para perder”, afirma.

Patrícia Parente, diretora de Empreendedorismo da Sete, destaca que as vendas expressam a força do artesanato do Acre. “Com o resultado, fortalecimento e crescimento das vendas nos últimos meses, só temos mais certeza que estamos no caminho certo e que a Casa do Artesanato Acreano já é uma referência de local onde a população pode encontrar não apenas um ponto turístico, mas também um lugar para presentear pessoas e levar um pouco da nossa cultura e da nossa história em formato de peças emblemáticas e lindas que conquistam cada uma das pessoas que conhecem o talento que é nosso artesanato”.

Casa do Artesanato Acreano foi reinaugurada em outubro do ano passado, na Galeria Juvenal Antunes, localizada na Gameleira, na capital acreana. Foto: José Caminha/Secom

Atualmente, a Casa do Artesanato Acreano expõe e comercializa peças de 112 artesãos de todo o estado.

Faça sua visita

A Casa do Artesanato Acreano, localizada na Rua Senador Eduardo Assmar, 187, no Segundo Distrito, em frente ao Calçadão da Gameleira, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados e domingos, o funcionamento é das 13h às 17h.

No espaço, que faz parte da história do Acre, o visitante pode encontrar, além do artesanato tradicional da cultura acreana, suvenires como bottons, ecobags e outras opções.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Divulgado os locais de prova do ‘Enem dos concursos’ no Acre

Jamile Romano

Iapen leva atendimento de emissão de carteiras de visitante à OCA de Brasileia

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza novo chamamento de aprovados em concurso público

Marcio Nunes

Estado inicia novos cursos do Programa Impacta Mulher

Jamile Romano

Mulheres representam 60% das inscrições no Enem 2025

Marcio Nunes

Índice de Confiança do Empresário do Comércio atinge o menor nível desde fevereiro de 2024

Jamile Romano