23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Carlos Lupi pede exoneração do Ministério da Previdência

Publicado em 03/05/2025

Carlos Lupi não é mais ministro da PrevidênciaJoédson Alves/Agência Brasil

Por O DIA

Escândalo dos descontos fraudulentos de aposentados e pensionistas do INSS tornaram insustentável a permanência do titular da Pasta

Pressionado pelo escândalo das fraudes em descontos do INSS, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu para deixar o cargo. A saída foi comunicada na tarde de sexta-feira, 2, após ele se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após o encontro, Lupi postou o comunicado em suas redes sociais.

A saída de Lupi já era dada como certa por integrantes do governo. Após a divulgação do escândalo dos descontos fraudulentos de aposentados do INSS, a permanência de Lupi à frente da Pasta se tornou insustentável. Lula, por sua vez, negociou a demissão com a cúpula do PDT, do qual Lupi é presidente licenciado.
O novo ministro escolhido é o ex-deputado Wolney Queiroz, que ocupa a secretaria-executiva do Ministério da Previdência. O nome foi definido na negociação entre Lula e o PDT.
Logo após Lupi ter anunciado a saída do ministério, a Secretaria de Comunicação do Planalto emitiu nota informando que Lula tinha aceitado o pedido de demissão e escolhido o substituto. A exoneração e a nomeação do novo ministro serão publicadas em edição especial do Diário Oficial da União ainda na sexta-feira.
Carlos Lupi era ministro da Previdência desde janeiro 2023. Aliado histórico dos governos petistas, ele expressou apoio à candidatura de Lula logo após o fim do primeiro turno das eleições presidenciais de 2020. Na ocasião, o candidato do PDT Ciro Gomes já se posicionava com críticas pesadas ao candidato petista e foi diversas vezes confrontado por Lupi.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bolsonaro chama Lula de “amigo” do Hamas e cita refém brasileiro

Raimundo Souza

Bolsonaro enfrenta fim de processo no STF e prisão sem capitalizar episódios como Lula

Raimundo Souza

Empresários franceses prometem a Lula investir R$ 100 bi no Brasil

Raimundo Souza

No domingo (27), o deputado federal Eduardo Velosos (UB) será o entrevistado do programa “O X da Questão”

Raimundo Souza

Opinião: Trump muda radicalmente de estratégia com o Brasil ao tirar Moraes da lista de sanções da Magnitsky

Raimundo Souza

STF julga Bolsonaro entre ecos da Lava Jato e freio a ameaças antidemocráticas

Raimundo Souza