23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Campanha Outubro Rosa é tema de palestra para servidores do Iapen

Publicado em 18/10/2025

Em atenção a campanha Outubro Rosa, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Divisão de Assistência ao Servidor Penitenciário (Dasp) e em parceria com a Uninorte e Associação dos Portadores de Hepatite do Acre (Aphac), realizou uma manhã com atendimentos de saúde e palestra sobre a prevenção do câncer de mama, na sexta-feira, 17, para os servidores da instituição.

Em alusão ao Outubro Rosa, Iapen leva palestra e atendimentos de saúde para servidores. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

Durante a atividade, além da palestra, que focou em esclarecer dúvidas e repassar informações sobre o câncer de mama, também foram ofertados testes rápidos, vacinas e exame oftalmológico para todos os servidores.

Palestra de conscientização sobre o câncer de mama é realizada para servidoras do Iapen. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

A palestrante Selma Machado, enfermeira e acadêmica do curso de medicina da Uninorte, acredita que informações para prevenção de câncer são essenciais: “Quando se investe em prevenção, diminui a taxa de mortalidade, são reduzidas as complicações que traz para a mulher — psicológica, emocional — e do homem também, porque a gente vê que aumentou muito o número de casos de câncer.”

Camila Rosa, servidora do Iapen, relata sobre experiência de tratamento de câncer: “Sei o quanto é difícil de tratar. Descobrir um câncer bem no início pode ajudar no tratamento”. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

A servidora Camila Rocha, que já passou por um tratamento de câncer, aprova a iniciativa: “Muito importante essa ação conduzida pelo Dasp, trazendo conhecimento aos nossos servidores, sobre prevenção e conscientização. Eu como já tive uma experiência com câncer, sei o quanto é difícil de tratar, descobrir um câncer bem no início pode ajudar no tratamento.”

Chefe da Dasp, Adriana Maia, ressaltou que atividade foi realizada “visando a saúde e qualidade de vida do nosso servidor”. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

A chefe da Dasp, Adriana Maia, ressaltou que ações como essa são realizadas pensando na qualidade de vida dos servidores: “Nós temos esse cuidado de sempre aderirmos a essas campanhas. E aproveitando a ocasião, nós trouxemos outros serviços, como vacinas, testes rápidos, um exame com uma ótica que está fazendo os exames, dando alguns descontos, isso tudo visando a saúde e qualidade de vida do nosso servidor”, explicou.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre já emitiu 243,5 mil Carteiras de Identidade Nacional, 27,65% da população do estado

Jamile Romano

Secom demite aliada de Janja e nomeia nova estrategista de redes

Raimundo Souza

Bolsonaro recebe alta médica e retorna à prisão na Polícia Federal

Raimundo Souza

Polícia Civil desarticula esquema criminoso que furtou R$ 74 mil de idosa em Tarauacá

Jamile Romano

Tem Boca sim! Tião Bocalom é reeleito prefeito de Rio Branco no primeiro turno

Jamile Romano

Governo realiza aula inaugural de cursos de ensino a distância

Raimundo Souza