24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Campanha Julho Amarelo oferece testes rápidos e palestras sobre hepatites virais na Fundhacre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), realiza, de 28 de julho a 1º de agosto, uma programação especial em alusão ao Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais. A ação é realizada por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e visa informar a população, incentivar a prevenção e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce.

As atividades tiveram início na segunda-feira, 28, com o Dia D de Conscientização, e seguem ao longo da semana com palestras, capacitações, vacinação, realização de testes rápidos para hepatites B e C, além da distribuição de materiais educativos e preservativos.

Na manhã desta terça-feira, 29, o infectologista Máryson Ribeiro palestrou sobre os novos tratamentos e a possibilidade de cura da hepatite. “Quando falamos em hepatites virais, precisamos lembrar das principais: A, B, C, D (Delta) e E. O grande desafio é que nem sempre a hepatite apresenta sintomas. Por isso, a testagem é essencial. Em todas as unidades de saúde, e aqui no SAE da Fundhacre, há testes rápidos e exames disponíveis para a população”, destaca.

Hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado, causadas por diferentes tipos de vírus. A inflamação pode ser leve, moderada ou grave, e em muitos casos, a infecção é silenciosa, ou seja, sem sintomas.

As hepatites A e E estão relacionadas a condições de saneamento básico e higiene. Já as hepatites B, Delta e C têm como principais formas de transmissão o contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas e o compartilhamento de materiais cortantes.

“Hoje, contamos com diagnóstico e tratamento para hepatites virais em nível estadual e municipal. O SUS oferece inclusive tratamentos de alto custo, como os usados para hepatite C, com taxa de cura entre 95% e 98%”, explica o infectologista.

Inflamação pode ser leve, moderada ou grave, e em muitos casos, a infecção é silenciosa. Foto: Luan Martins/Sesacre

Edília Soares veio acompanhar o marido em uma consulta no ortopedista quando aproveitou para realizar o teste rápido. “Quando cheguei, ouvi o médico falando no microfone e chamei meu esposo para fazermos o exame. Foi super tranquilo, nem senti nada. Eu sempre faço meus exames todo ano, mas esse aqui nunca tinha feito, então resolvi fazer também, só para garantir”, finaliza.

Programação

Quarta-feira – 30 de julho
Palestra: Diagnóstico precoce: Testes rápidos e importância do tratamento
Testes rápidos
Distribuição de material informativo e preservativos

Quinta-feira – 31 de julho
Palestra: Tratamento das hepatites: avanços e acesso ao SUS
Testes rápidos
Distribuição de material informativo e preservativos

Sexta-feira – 1° de agosto
Testes rápidos
Distribuição de material informativo e preservativos

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo chega a acordo e famílias acampadas na Aleac receberão um ano de aluguel social

Raimundo Souza

Cães e gatos: Eles têm nome, raça e história. Mas falta algo essencial: uma família!

Raimundo Souza

Em reunião no Palácio; Gladson e Bocalomdiscutem limpeza do Rio Acre e parcerias estratégicas

Marcio Nunes

Gladson Cameli anuncia convocação de 58 integrantes do cadastro de reserva do Corpo de Bombeiros

Jamile Romano

Renegociação de dívidas do Fies começa sábado (1º)

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco promove curso de tecnologias para educadores

Marcio Nunes