33.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Câmara pauta urgência para derrubar decreto de IOF mesmo após reedição

Publicado em 12/06/2025

Mesmo tendo sido reeditado pelo governo federal, a Câmara dos Deputados decidiu pautar na próxima segunda-feira (16) a urgência do projeto de decreto legislativo (PDL) que pode derrubar o decreto presidencial publicado ontem, que mexe no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A nova publicação do Executivo reduziu o impacto das mudanças do IOF que tinham sido feitas no final de maio. 

O governo elevou algumas alíquotas do IOF para cumprir a meta fiscal de 2025, tendo em vista que o Executivo já havia bloqueado ou contingenciado mais de R$ 30 bilhões do orçamento deste ano.

A votação marcada para a próxima semana vota a urgência da análise do decreto do IOF. Não foi discutida, por enquanto, a votação do mérito. Ainda que o PDL 313 seja aprovado no mérito, volta a valer o decreto anterior sobre o IOF, que tem efeitos ainda maiores sobre a arrecadação.

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que não restaram nem 20% do decreto original e que as mudanças foram feitas ouvindo os parlamentares.

“O que remanesceu no texto é algo que se reporta exclusivamente a operações do mercado financeiro que representam 2% ou 3% das mobilizações em relação a isso. O governo entende a posição adotada por parte da Câmara, mas nós vamos buscar votos para a manutenção dos termos de decreto porque o que ficou do decreto já resulta de um conjunto de diálogos com o ministro Haddad, que o governo teve tanto com a Câmara quanto com Senado”, explicou o líder governista.

O governo editou nova MP para ser uma alternativa ao decreto do IOF, que foi criticado pela maioria do Parlamento. Porém, o Executivo manteve parte do decreto do IOF, ainda que com impacto menor.

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), disse que o objetivo é derrubar os dois decretos, o novo e o anterior.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC e Polícia Militar realizam operação e prendem oito suspeitos em Sena Madureira

Jamile Romano

Lide Brasil: vice-governadora Mailza Assis apresenta estratégias e resultados da política econômica do Acre na geração de emprego e renda

Marcio Nunes

Ministério da Saúde vai investir R$ 1,2 milhão em ações de saúde bucal nas escolas

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco finaliza os últimos detalhes para a inauguração do elevado Beth Bocalom

Marcio Nunes

Estado solicita ao Ministério da Saúde envio de kits calamidade para socorro imediato aos municípios afetados pela cheia no Acre

Jamile Romano

Pipas com segurança: Prefeitura de Rio Branco realiza ação de conscientização contra o uso de cerol

Marcio Nunes