28.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Publicado em 18/12/2025

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu cassar os mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). Os atos que determina a perda dos mandatos foram publicados nesta quinta-feira (18) em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados.

Além do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), assinam as cassações o primeiro e segundo vice-presidentes, Altineu Côrtes (PL-RJ) e Elmar Nascimento (União-BA); e os primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários: Carlos Veras (PT-PE), Lula da Fonte (PP-PE), Delegada Katarina (PSD-SE) e Sergio Souza (MDB-PR).

Eduardo Bolsonaro

A Mesa cassou o mandato de Eduardo Bolsonaro por faltas, devido ao fato de o deputado ter deixado de comparecer à terça parte das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição. 

Em março, Eduardo Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos e pediu licença do mandato parlamentar. A licença terminou em 21 de julho, mas o parlamentar não retornou ao  Brasil e já acumulava um número expressivo de faltas não justificadas nas sessões plenárias.

Em setembro, Motta rejeitou a indicação do deputado para exercer a liderança da minoria na Casa, com o argumento de não haver possibilidade do exercício de mandato parlamentar estando ausente do território nacional.

Eduardo Bolsonaro também é réu em processo no STF por promover sanções contra o Brasil para evitar o julgamento de seu pai, Jair Bolsonaro, pela trama golpista.

(Agencia Brasil)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Revalida: inscrições para provas de habilidades clínicas terminam hoje

Jamile Romano

Dengue: apenas14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Marcio Nunes

Operação Ano Novo: PRF aponta queda de acidentes e mortes nas rodovias

Marcio Nunes

Opinião- Com dossiês e chantagens, os golpistas querem o Brasil refém de Donald Trump

Raimundo Souza

Haddad é alvo de protestos na USP: “Paulo Guedes do PT”

Raimundo Souza

Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista

Redacao