Publicado em 20/08/2025
O requerimento que pede o afastamento do superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Clendes Vilas Boas, poderá ser votado ainda nesta quarta-feira (20) pela Câmara Municipal. O pedido foi apresentado por nove vereadores da base aliada do prefeito e conta com apoio de parlamentares da oposição.
Clendes é alvo de denúncias de assédio moral e sexual feitas por servidores do órgão. O documento com a solicitação de afastamento foi protocolado durante a sessão da última terça-feira (19).
Em entrevista à imprensa, o presidente da Câmara, vereador Joabe Lira (União Brasil), afirmou que o requerimento será analisado e não ficará engavetado. Entre os signatários estão o vice-presidente da Casa, Leôncio Castro, e o líder do prefeito Tião Bocalom (PL) na Câmara, Márcio Mustafá, ambos do PSDB, além dos vereadores Bruno Moraes, Aiache, Felipe Tchê, Samir Bestene, Elzinha Mendonça (Progressistas), Moacir Junior (Solidariedade) e João Paulo Silva (Podemos).
Caso seja aprovado em plenário, o requerimento será encaminhado à Prefeitura de Rio Branco, que decidirá se acata ou não a solicitação de afastamento.
A situação do superintendente se agravou após declarações dadas em entrevista a uma emissora de televisão local, no último dia 14, em que insinuou práticas irregulares envolvendo os 21 vereadores da capital. Mesmo após ter pedido desculpas em reunião com a base aliada do prefeito, parte dos parlamentares manteve o apoio ao afastamento.
[KEVIN MORAIS]