23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Café acreano vira atração no Pavilhão da ABDI durante a COP30, em Belém

Publicado em 19/11/2025

Os cafés produzidos no Acre ganharam destaque no Pavilhão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) durante a COP30, em Belém. Uma cafeteria montada especialmente para o evento vem atraindo visitantes interessados em degustar grãos da região do Juruá, majoritariamente da variedade Conilon (Robusta), beneficiados com apoio da Agência e resultado de produção sustentável que já alcança mais de 2 mil famílias.

Além dos mais de 40 painéis temáticos promovidos pela ABDI, a cafeteria tem se tornado um dos pontos mais movimentados da programação. Os grãos são oriundos de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima e têm sido elogiados pela qualidade desde o primeiro dia da conferência. O Projeto Café Amazônia Sustentável é responsável pelo beneficiamento, promoção e apresentação do produto na COP30. Entre 9h e 18h, filas são constantes para provar a bebida acreana.

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, ressaltou a importância de levar o café do Acre a um evento de repercussão mundial.
“O café do Acre, que estamos servindo em nosso pavilhão, é a prova de que é possível unir desenvolvimento industrial e preservação ambiental. O que mostramos ao mundo aqui em Belém é a nova política industrial em ação”, destacou.

Ela complementou afirmando que o produto simboliza o modelo de bioeconomia que o país busca consolidar.
“Mostramos que é possível ter uma Amazônia que gera renda para quem cuida da floresta, com tecnologia e produção sustentável. Nosso café é símbolo desse novo caminho”, afirmou.

O líder do projeto, Eduardo Tosta, explica que cerca de 600 cafés são servidos diariamente. Para ele, além do sabor, cada xícara carrega o empenho e a história dos agricultores familiares do Acre.
“Estamos trazendo cafés de renome, incluindo o eleito melhor café do Acre em 2024. É possível produzir com excelência e sustentabilidade, fortalecendo a agricultura familiar e protegendo a Amazônia”, disse.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco consolida seu primeiro programa habitacional com a construção de mais de 1800 moradias

Raimundo Souza

Secretaria de Obras Públicas promove capacitação de segurança para obras que envolvem altura

Raimundo Souza

PF investiga fraudes no Farmácia Popular através do tráfico de drogas no Acre e em mais 5 estados

Jamile Romano

Acre participa de curso que debate proteção integrada de fronteiras

Marcio Nunes

No Acre, mais de 40 mil pessoas buscam independência e crescimento profissional por meio do empreendedorismo

Jamile Romano

Decreto do Estado altera regras para execução de emendas parlamentares

Jamile Romano