25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Buscando uma medição mais precisa, Defesa Civil instala novas réguas no Rio Acre

Com o nível em 1,48 m, prefeitura reforça acompanhamento com novas réguas de medição no Rio Acre

Com o nível de seu leito marcando 1,48 metro na  sexta-feira (8), o Rio Acre segue para ter uma das maiores baixas da história. Para obter uma medição mais eficiente e eficaz, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), em parceria com a Defesa Civil Estadual, instalou novas réguas de medição no manancial.

O coordenador da Comdec, tenente-coronel Cláudio Falcão, destacou a necessidade da instalação das réguas medidoras, já que as faixas de medição instaladas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Ministério de Minas e Energia, não estão atendendo neste momento, em que o Rio Acre atinge a cota inferior a dois metros.

Foto de Coronel Falcão“Com a gravidade que estamos enfrentando, com o rio em cota muito baixa, a régua instalada anteriormente pelo CPRM não alcança mais a medição” explicou Falcão. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“O objetivo aqui é termos uma medição mais precisa, porque o nosso sistema eletrônico é passível de falhas e também de panes. Então, não podemos ficar sem essa medição. Com a gravidade que estamos enfrentando, com o rio em cota muito baixa, a régua instalada anteriormente pelo CPRM não alcança mais a medição. Por isso, pedimos o apoio da Defesa Civil Estadual e, assim, viemos hoje fazer a instalação da nova régua para poder realizar a medição”, explicou Falcão, que fez um alerta preocupante:

Novas reguas no Rio Acre 8“São essas informações que nos baseiam para formalizar qualquer tipo de procedimento”, destacou James, à direita na imagem. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“O prefeito Tião Bocalom já assinou o Decreto de Emergência no início desta semana, o que mostra que realmente a situação é grave. O rio, a cada dia, deve decrescer mais, podendo alcançar ou até ficar abaixo da marca histórica registrada em 2024, que foi de 1,23 metro”, afirmou.

O coordenador de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, James Gomes, ressaltou a importância da parceria entre as instituições em ações realizadas em todo o território acreano.

Novas reguas no Rio Acre 12Rio Acre segue para ter uma das maiores baixas da história. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“A gente sempre trabalhou junto com a Defesa Civil Municipal no apoio ao monitoramento do Rio Acre, principalmente aqui em Rio Branco. Nosso equipamento automático, que é a plataforma de dados, já apresentava problemas há mais de 15 dias, e estávamos sem a cota atual do rio. Então, combinamos com o Falcão de realizar este trabalho para identificar diariamente a cota atual do Rio Acre e informar a população. São essas informações que nos baseiam para formalizar qualquer tipo de procedimento, principalmente no que se refere à decretação de situação de emergência em razão da seca”, asseverou Gomes.

As réguas instaladas já contam com a medição do manancial desta sexta-feira.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Quatro cidades do Acre em áreas de risco de desastres naturais terão simulação de alertas por celular a partir do próximo sábado, 20

Redacao

Estado solicita ao Ministério da Saúde envio de kits calamidade para socorro imediato aos municípios afetados pela cheia no Acre

Jamile Romano

Vacina da covid também protege contra complicações cardíacas da doença

Redacao

Governador Gladson Cameli reafirma compromisso com a proteção dos povos indígenas na 5ª Conferência da Ayahuasca

Jamile Romano

Sefaz vai ao TCE entregar relatório com situação fiscal e resultados orçamentários

Marcio Nunes

Saiba o que está proibido nos shows do Dia do Trabalhador em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Jamile Romano