23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Brasileia enfrenta a pior cheia já registrada na história

Atualizada em 28/02/2024 14:03

Dados da Defesa Civil Estadual revelam que o Rio Acre atingiu, às 9h desta quarta-feira, 28, em Brasileia a marca de 15,56m, ultrapassando a cheia histórica de 2015, onde o Rio alcançou 15,55m.O município de Brasileia é um dos mais afetados pela cheia do Rio Acre até o momento; cerca de 75% da cidade já foi afetada. Atualmente, a cidade está isolada por via terrestre, e as pessoas só conseguem se locomover por meio fluvial; 15 instituições do município estão alagadas.

A prefeitura da cidade já decretou situação de emergência. Para evitar o colapso de água e energia na cidade, o município vai iniciar uma operação de racionamento, desligando a energia por uma hora, durante o dia, nos locais ainda não afetados e reduzir a distribuição de água.

Mais de 13 mil pessoas foram atingidas; 911 pessoas estão desabrigadas, 1.011 estão desalojadas, 12 bairros foram afetados, e 15 abrigos estão sendo administrados pela prefeitura, com um efetivo de mais de 500 pessoas atuando no município.

Na zona rural a situação também é preocupante; mais de 500 pessoas estão isoladas, 20 pontes foram destruídas pela força das águas, além de 21 linhas de bueiro arrasadas.

Todas as ações de ajuda humanitária e de insumos aos municípios acreanos estão sendo coordenadas pelo projeto Juntos Pelo Acre, gerenciada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).

O município de Epitaciolândia também foi afetado com a alagação.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Saúde lança programação do Setembro Verde, mês de conscientização e incentivo à doação de órgãos

Jamile Romano

Nota pública sobre a suspensão das atividades escolares da rede pública estadual nesta quinta

Raimundo Souza

Casa do Artesanato Acreano reinaugura em novo endereço na próxima quinta, em Rio Branco

Jamile Romano

Professor e chef da Escola de Gastronomia do Acre recebe certificado do Prêmio 1000 Melhores Padeiros do Brasil de 2024

Jamile Romano

Caravana do Ministério da Saúde chega ao Acre para orientar ações contra a dengue

Jamile Romano

Temos Ouvidoria, e agora?

Raimundo Souza