24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Marcello Casal JrAgência Brasil

Opositor contesta que partido do governo tenha vencido pleito

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota no fim da manhã deste sábado (9) em que afirma que o governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de violência em Moçambique.

Forças de segurança e manifestantes contrários ao resultado das eleições realizadas no início de outubro têm se enfrentado no país africano, e há registro de mortes e dezenas de feridos.

“Ao recordar o direito à liberdade de reunião e de manifestação, o Brasil exorta as partes à contenção, de forma a assegurar o exercício pacífico da cidadania no quadro democrático”, diz o governo brasileiro.

A Comissão Nacional de Eleições declarou vencedor Daniel Chapo, da frente de libertação de Moçambique (Frelimo), partido do atual presidente, Filipe Nyusi.

Entretanto, manifestantes apoiadores de Venâncio Mondlane, do partido Povo Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), contestam o resultado, e o candidato se declara vencedor do pleito.

De acordo com a Agência de Informações de Moçambique, o Hospital Central de Maputo (HCM), na capital do país, registrou três óbitos e 66 feridos após o protesto da última quinta-feira.

Agência Brasil

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pelo sétimo mês consecutivo, Acre tem saldo positivo na geração de emprego e acumula mais de 6,1 mil novos postos no ano

Raimundo Souza

Nicolau Júnior (PP) Prestigiou a 9ª edição do Costelaço da Maçonaria

Raimundo Souza

Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos

Raimundo Souza

80% defendem demissão de servidores por mau desempenho, mostra Datafolha

Raimundo Souza

CCJ pauta PEC da Blindagem na quarta com expectativa de rejeitar tema

Redacao

Mais de 70% da população do Acre se identifica como parda, aponta nova pesquisa do IBGE

Kevin Souza