22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Brasil condena ataque aéreo de Israel à escola na Faixa de Gaza

Publicado em 11/08/2024

Em nota, país expressa solidariedade a famílias de vítimas palestinas

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o governo do Brasil condenou novo ataque aéreo a uma escola que abriga pessoas deslocadas na Faixa de Gaza, realizado neste sábado (10), pelo exército de Israelense.

O bombardeio atingiu a infraestrutura civil da cidade de Al-Tabin, na Faixa e Gaza, e deixou dezenas de mortos e feridos, incluindo mulheres e crianças. “O Brasil expressa profunda solidariedade às famílias das vítimas, ao governo e ao povo do Estado da Palestina”, diz a publicação, divulgada na noite de sábado (10).

Ao condenar o ataque nos mais fortes termos diplomáticos, o Itamaraty recordou que o direito internacional humanitário exige que Israel atue com base no princípio da proporcionalidade, tomando as medidas necessárias para proteger a população civil nos territórios ocupados.

“O desrespeito a esse princípio tem sido recorrente nas operações militares israelenses na Faixa de Gaza nos últimos dez meses.”

O Brasil também lamentou que o governo israelense siga adotando medidas que levam à escalada do conflito e afastam ainda mais os povos da região de alcançar a paz, mesmo com negociações em curso para um acordo que assegure o cessar-fogo, a libertação dos reféns feitos pelo Hamas e o acesso total de auxílio humanitário a Gaza.

No comunicado, o Brasil convoca as partes envolvidas no conflito para imediata e plena implementação do plano de cessar-fogo, aprovado pela Resolução 2735, em 2024, do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), para a paz na região.

A resolução da ONU prioriza o diálogo e a diplomacia na busca de soluções justas e duradouras para a situação em Gaza, conforme vem defendendo o Brasil desde o começo do conflito, em outubro de 2023.

Agência Brasil/ Denise Griesinger

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre tem mais de 70 pontos no Dia ‘D’ de Vacinação; VEJA por município

Raimundo Souza

Estados Unidos revoga o visto de mais de 6 mil estudantes

Kevin Souza

Processos sobre descontos indevidos no INSS aumentaram 442% em 2024

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco intensifica recuperação de ramais após período chuvoso

Raimundo Souza

Para Marco Aurélio, ministros do STF “perderam a cidadania”

Raimundo Souza

Em clima de festa e alta expectativa, moradores do bairro Sibéria aguardam entrega de ponte histórica em Xapuri com churrasco

Raimundo Souza