25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Esportes

Brasil chega em sua terceira final olímpica buscando seu primeiro ouro no futebol feminino

A seleção busca conquistar seu primeiro ouro na história das olimpíadas

Seleção Brasileira comemorando o gol diante da Nigéria. Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Esporte News Mundo

Após 16 anos, o Brasil volta a disputar uma final do futebol feminino, desta vez nos Jogos Olímpicos de Paris, neste sábado (10). A seleção busca seu primeiro ouro na história da competição. Na grande decisão, reencontrará a seleção dos Estados Unidos, que foi sua algoz nas duas finais olímpicas que decidiram.

Para chegar à grande decisão, a seleção de Artur Elias teve uma grande campanha de recuperação dentro do mata-mata. Após ter passado em terceiro com apenas uma vitória na fase de grupos, o Brasil eliminou a França, dona da casa, nas quartas. Já nas semifinais, teve uma atuação de gala e eliminou a Espanha, atual campeã do mundo.

Esta será a terceira final olímpica da carreira de Marta, que conquistou a prata nas duas decisões anteriores em sua carreira. A maior artilheira da história da seleção deve voltar ao time após ter cumprido suspensão de dois jogos e fará uma de suas últimas partidas pela amarelinha.

As americanas, adversárias de logo mais, são velhas conhecidas da seleção brasileira na competição. Hoje o Brasil tem a chance de dar o troco nas norte-americanas e, pela primeira vez na história, conquistar um ouro olímpico.

Ao longo da história, as seleções se enfrentaram em 40 oportunidades, com as estadunidenses tendo larga vantagem no somatório dos confrontos com 32 duas vitórias, contra apenas três vitórias brasileiras e cinco empates. Já em Olimpíadas, as seleções se enfrentaram duas vezes, ambas nas finais vencidas pelas americanas.

O Brasil, de Marta, tentará quebrar seu tabu olímpico diante dos Estados Unidos, no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris. A partida começa às 12h (horário de Brasília).

Terra

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gabigol por Dudu: entenda possível troca entre Flamengo e Palmeiras

Jamile Romano

Futebol Acreano: Humaitá e Independência disputam uma partida decisiva

Jamile Romano

Jogadoras indígenas são homenageadas pelo Museu do Futebol

Raimundo Souza

São Francisco joga contra o Andirá e tem vantagem para ser finalista

Redacao

Brasil é salvo pelo VAR, vence a Venezuela e ganha vida na disputa por vaga olímpica

Jamile Romano

Futebol Acreano: Rio Branco fecha com goleiro e lateral e encerra ciclo de contratações antes da estreia

Jamile Romano