23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Bope inicia 2ª fase da Operação Duas Dobras com reforço dos alunos do curso Rotam

Publicado em 16/11/2025

Operação vai empregar diariamente nove viaturas da Rotam. Foto: cedida

A Polícia Militar do Acre (PMAC) iniciou, na tarde de sábado, 15, a 2ª fase da Operação Duas Dobras. A ação é conduzida pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) e deve colocar mais pressão sobre facções, rotas criminosas e quadrilhas envolvidas em roubos armados. O ponto de concentração das equipes foi a sede do Bope, de onde as viaturas partiram para cumprir o planejamento operacional.

Nesta etapa, a operação emprega diariamente nove viaturas das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), formadas por policiais da unidade e pelos alunos do 2° Curso de Operações Rotam, que já somam 58 dias de formação. A operação também funciona como estágio prático para os alunos, que agora entram em contato direto com cenários reais, sempre supervisionados por instrutores e policiais militares experientes.

A atuação será contínua por pelo menos 30 dias, com equipes distribuídas em toda Rio Branco, na região do Alto Acre e no Vale do Envira. O foco é romper a dinâmica de grupos criminosos que vêm disputando território, atacar o aumento de roubos cometidos por duplas armadas e fechar rotas usadas para abastecimento de tráfico, escoamento de drogas e fuga de suspeitos, especialmente ao longo da Rodovia Transacreana.

Atuação será contínua por pelo menos 30 dias, com equipes distribuídas em toda Rio Branco, na região do Alto Acre e no Vale do Envira. Foto: Júnior Barros/PMAC

Ações planejadas

O planejamento segue análises da Inteligência da PMAC, que identificou áreas críticas e corredores estratégicos. Ao longo desta fase, serão realizadas ações de saturação, abordagens qualificadas, bloqueios e patrulhamento reforçado em bairros, ramais e pontos sensíveis do interior. A meta é reduzir indicadores criminais, desarticular rotas de facções e devolver tranquilidade à população acreana.

O comandante da operação, capitão Alciderlando Furtado, destaca que a presença ostensiva e diária da Rotam tem objetivo duplo. Segundo ele, o trabalho já nasce com impacto operacional, mas também fortalece a formação dos futuros operadores.

À esquerda, o comandante da operação, capitão Alciderlando Furtado. Foto: Júnior Barros/PMAC

“Estamos colocando nossas equipes nos lugares que mais precisam da nossa presença. É um momento importante para os alunos do curso, que passam a vivenciar o ritmo real da Rotam, mas acima de tudo é um compromisso com a segurança da nossa comunidade. Vamos agir com firmeza e responsabilidade para enfrentar essa escalada criminosa e garantir que a população sinta a diferença nas ruas”, concluiu.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre realiza 2º Meetup com empreendedores de startups do ecossistema de inovação

Raimundo Souza

ETA II desaba e compromete abastecimento total de água na capital

Marcio Nunes

Rio Acre não da trégua e alcança 17,63 metros na manhã deste domingo

Marcio Nunes

Juízes de SC declaram suspeição por jantar com Luciano Hang

Raimundo Souza

Centrão usa discurso antifacções para tentar aprovar voto distrital misto e ampliar poder

Raimundo Souza

Rodada de negócios na Expoacre encaminha acordo de R$ 29 milhões entre supermercados e indústrias

Raimundo Souza