29.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Bolsonaro passa por novo procedimento e deve permanecer internado durante o Ano-Novo

Publicado em 29/12/2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será submetido nesta segunda-feira (29) a um novo procedimento médico no Hospital DF Star, em Brasília. A intervenção tem como objetivo bloquear o nervo frênico esquerdo, na tentativa de controlar crises persistentes de soluço.

Bolsonaro está internado desde a véspera de Natal, quando passou por uma cirurgia de herniorrafia inguinal bilateral, realizada no dia 25 de dezembro. Apesar da recuperação cirúrgica dentro do esperado, os soluços recorrentes motivaram novas intervenções médicas.

No sábado (27), o ex-presidente já havia sido submetido ao bloqueio anestésico do nervo frênico do lado direito. Como os sintomas persistiram, a equipe médica decidiu complementar o tratamento com o bloqueio do lado esquerdo, conforme boletim divulgado neste domingo (28). A previsão é que Bolsonaro passe a virada do ano hospitalizado.

Segundo o boletim médico, após o procedimento, ele seguirá em acompanhamento clínico, com fisioterapia para reabilitação, além de medidas preventivas contra trombose venosa.

De acordo com familiares, Bolsonaro enfrenta crises de soluço há pelo menos nove meses. Em julho, chegou a suspender compromissos públicos por orientação médica. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro relatou nas redes sociais que o marido teve uma noite difícil, com uma crise prolongada de soluços, o que causou exaustão e elevação da pressão arterial.

O bloqueio do nervo frênico é um procedimento de radiointervenção com anestesia, cujo efeito pode durar entre 12 e 18 horas. Após a intervenção, o paciente permanece internado para observação da evolução do quadro.

Bolsonaro foi internado com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para realizar a cirurgia, após avaliação pericial da Polícia Federal. Ele cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão, após condenação por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rede de abuso sexual infantil é alvo de megaoperação em 20 estados e no DF

Jamile Romano

Governo fortalece política habitacional e encerra 2023 com a garantia da construção de mais de 1.900 casas

Jamile Romano

Datafolha: 71% veem Lula candidato à reeleição; Alckmin cresce como plano B

Raimundo Souza

Feijó terá primeira indústria de açaí com Indicação Geográfica da fruta no Brasil

Kevin Souza

Acreano que recebeu ajuda de Gusttavo Lima viaja para realizar implante cerebral

Kevin Souza

Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

Kevin Souza